Ato conjunto no Rio contra PEC da Previdência será na Candelária, nesta terça (5)

Concentração começa às 16h; ato integra dia nacional contra a reforma que pode eliminar direitos previdenciários de toda a classe trabalhadora

A concentração começa às 16 horas desta terça-feira (5), na Igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro. A manifestação contra a aprovação da PEC da Previdência e pela revogação das reformas trabalhista e do congelamento por 20 anos dos orçamentos dos serviços públicos prestados à população está sendo convocada no Rio por dezenas de entidades sindicais, estudantis e dos movimentos populares, além das frentes políticas.

Da Candelária, os manifestantes pretendem sair em passeata pela av. Rio Branco até a Praça da Cinelândia. O Sindscope convida os servidores e servidoras do Colégio Pedro II a participar deste dia nacional de luta, que busca impedir a aprovação da PEC 287. O governo segue tentando obter os 308 votos na Câmara dos Deputados, número mínimo para aprovar quaisquer emendas constitucionais.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mudou o tom de uma semana para outra: enquanto na terça-feira (28) disse a servidores e a jornalistas que o governo estava longe de ter os 308 votos, agora já afirma que a base governista está reorganizada e que já é possível pensar em votar a proposta no dia 13 de dezembro. Essa decisão deverá ser tomada por ele e pelo governo na quinta-feira (7). Tanto de um lado quanto do outro desta disputa, o entendimento é de que os próximos 15 dias serão decisivos para votação ou não da reforma da Previdência.