Greve nacional contra PEC da Previdência é convocada pelas centrais para dezembro

Oito centrais sindicais divulgam nota pela construção de greve nacional de 24h para 5 de dezembro; luta contra a retirada de direitos terá caravanas a Brasília dia 28

Cerca de 48 horas após o governo apresentar uma nova versão da proposta, oito centrais sindicais decidiram indicar juntas a construção de uma 'greve nacional' para o dia 5 de dezembro, em todo o país, contra o que classificam como o "desmonte da Previdência Social" e em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Nota assinada pelas centrais sindicais convocam a paralisação. "As Centrais Sindicais exigem que o Congresso Nacional não mexa nos direitos trabalhadores!", diz trecho final da nota, assinada pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas. (íntegra ao final do texto).

A reunião, na sexta-feira (24), ocorreu na sede da Força Sindical, em São Paulo. A data apontada pelas centrais é véspera do dia já mencionado pelo governo como possível data de votação da PEC 287 no Plenário da Câmara dos Deputados. A proposta de emenda constitucional elimina uma série de direitos previdenciários dos trabalhadores, sob o argumento de combater um suposto e contestado déficit financeiro no sistema.

O Sindscope já aprovou em seus fóruns a defasa da construção urgente de uma greve geral que pare o país e leve às ruas a insatisfação popular com os projetos do governo Temer. Mas a avaliação é que essa greve precisa ser construída pelas bases das categorias e não por decisões de cúpula.

Retomada

As articulações conjuntas entre as centrais sindicais haviam esfriado desde a convocação da greve geral para 30 de junho passado, que acabou sendo desmobilizada pelas maiores centrais – declaradamente, pela Força Sindical e a UGT, mas também houve críticas ao pouco empenho da CUT e da CTB, entre outras entidades.

O que saiu do encontro na capital paulista parece apontar para a possível retomada da busca dessa unidade em ações de mobilização. A perspectiva inicial desenhada no encontro é de que sejam promovidas nesse dia paralisações em pelo menos todas as capitais do país.

A reação ocorre diante da nova investida do governo de Michel Temer para tentar aprovar a PEC 287 na Câmara dos Deputados ainda esse ano. Sem votos para isso, ao menos neste momento, o governo apresentou uma versão reduzida da reforma, mas que seguiu desagradando aos sindicatos.

Atividades devem anteceder a greve. As centrais indicaram uma campanha nas redes sociais para 'desmascarar as mentiras do governo acerca da reforma da Previdência', pressão sobre os deputados federais nos aeroportos e em agendas públicas, assembleias e debates nas categorias, e panfletagens nas ruas de 27 de novembro a 1º de dezembro.

Íntegra da nota das centrais

São Paulo, 24 de novembro de 2017
Centrais Sindicais convocam greve nacional dia 5 contra reforma da Previdência e em defesa dos direitos

Reunidas na sede da Força Sindical na manhã desta sexta-feira, 24, as Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas definiram realizar GREVE NACIONAL no dia 5 de dezembro, contra a nova proposta de desmonte da Previdência Social apresentada pelo governo.

As Centrais Sindicais convocam todas as entidades sindicais e movimentos sociais a realizarem ampla mobilização nas bases – assembleias, atos, debates e outras atividades – como processo de organização de uma Greve Nacional, no dia 5 de dezembro, contra as propostas de reforma da Previdência Social, que acaba com o direito à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros.

CUT, CTB, CSB, CSP-CONLUTAS, UGT, Força Sindical, Intersindical, Nova Central