Plenária de Base e assembleia vão debater urgência da reação para deter reformas

Protestos em novembro tentam impedir que o governo apoiado por apenas 3% da população se torne o que mais direitos retirou da classe trabalhadora

Reage-se agora ou o mais impopular presidente do país desde o fim da ditadura também poderá entrar para a história como o que mais direitos arrancou da classe trabalhadora. É para trabalhar contra isso que o Sindscope está convidando os servidores e servidoras do Colégio Pedro II a participar das mobilizações de novembro.

A assembleia passada deliberou por somar forças nos protestos que estão sendo construídos para o dia 10. Nada se definiu ainda, porém, sobre a possível paralisação por 24 horas no CPII. Essa decisão será tomada na assembleia convocada para o dia 6 de novembro, no campus Tijuca II, a partir das 18h30min. Antes disso, haverá a Plenária dos Núcleos de Base, também no campus Tijuca II a partir das 18h30min, na segunda-feira (30)

O dia nacional de lutas, protestos e paralisações está sendo convocado por servidores, metalúrgicos e diversas outras categorias. A data foi incorporada ao calendário do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). A ideia é fazer desse dia um marco da retomada das mobilizações para barrar e reverter as reformas do governo Temer – como a previdenciária, trabalhista e o congelamento dos orçamentos dos serviços públicos (EC 95).

Plenária de Base

O objetivo da Plenária dos Núcleos de Base é debater a organização da mobilização da categoria em cada campus e preparar a participação nos protestos do dia 10, véspera da entrada em vigor da reforma trabalhista.

A convocação da atividade, que é aberta e pode contar com a contribuição de todos os servidores, foi definida na assembléia geral ocorrida no dia 25 de outubro. Nesse dia, as servidoras e os servidores que participaram da reunião reafirmaram a necessidade de convocar a categoria à mobilização.

Após debater a conjuntura política do país, a assembleia também aprovou levar à Plenária do Sindicato Nacional (Sinasefe) indicativo favorável à participação, com paralisação, nas atividades organizadas para 10 de novembro. Decidiu-se ainda pela participação dos servidores do CPII, mas nada se deliberou sobre parar ou não neste dia. Esta definição acontecerá na assembleia do dia 6 de novembro.