Sindscope convoca assembleia emergencial sobre a ameaça da PEC da Previdência

Assembleia será no dia 1º de dezembro, sexta-feira, a partir das 18h30, no campus do Colégio Pedro II no Centro

A ameaça de votação da reforma da Previdência, que ataca duramente os trabalhadores em geral e mais ainda os servidores públicos, levou a direção do Sindscope a convocar nova assembleia extraordinária, para o dia 1º de dezembro, a partir das 18h30min, no auditório novo do campus Centro do Colégio Pedro II.

A pauta da assembleia é a proposta de paralisação por 24 horas no dia 5 de dezembro de 2017, véspera da possível colocação da PEC 287/2017 em votação no Plenário da Câmara dos Deputados – de acordo com o que o governo de Michel Temer já sinalizou ao apresentar a nova versão da proposta de emenda constitucional.

A greve nacional contra a reforma da Previdência está sendo convocada por oito centrais sindicais, por sindicatos e setores dos movimentos sociais e populares. A proposta deve ser debatida em assembleias de base nas categorias e em plenárias dos movimentos populares e sindical.

A nova versão da reforma – reduzida em relação ao texto aprovado nas comissões da Câmara – não traz alterações em relação a alguns dos principais pontos da reforma, entre eles a fixação das idades mínimas de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, tanto do setor privado quanto público. Também mantém a exigência de quatro décadas de contribuição para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria plena.

Entre os recuos do governo, que tenta criar condições para aprová-la, está a exclusão de mudanças previstas para a aposentadoria rural e para os benefícios assistenciais. Há ainda a manutenção dos atuais 15 anos como tempo de contribuição mínima para que o trabalhador tenha direito a se aposentar, mas isso apenas para os trabalhadores do mercado privado. Para os servidores públicos, o período mínimo passaria para 25 anos.

As alterações na proposta, no entanto, foram consideradas insuficientes pelas centrais sindicais e pelos sindicatos em geral, que seguem apontando a PEC 287 como um duro golpe contra os direitos previdenciários dos trabalhadores – provavelmente o maior que já se tentou desferir na história da Previdência Social no país.

Campanha Rafael Braga

A assembleia terá ainda como ponto de pauta permanente a campanha pela liberdade de Rafael Braga e de arrecadação de alimentos para a sua família. As contribuições podem ser levadas diretamente à assembleia ou para o sindicato (alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal).

Espaço Recreativo

Como em todas as assembleias, haverá Espaço Recreativo para crianças de até 12 anos. Pais, mães e responsáveis podem solicitar o serviço enviando mensagem para a secretaria do Sindscope, informando nome e idade das crianças (sindscope@yahoo.com.br), até as 12 horas do dia 30 de novembro.