Sindscope participará de caravana a Brasília contra as reformas e MP de Temer

Assembleia dos servidores do CPII no dia 21 de novembro - reprodução

Assembleia ressalta prioridade para protesto em Brasília; servidores interessados em participar devem enviar mensagem ao Sindicato

O Sindscope enviará caravana a Brasília para participar da manifestação nacional, prevista para 28 de novembro, organizada pelo funcionalismo público federal contra as reformas e medidas do governo Michel Temer que atacam direitos dos trabalhadores.

A assembleia geral dos servidores do Colégio Pedro II, realizada na tarde desta terça-feira (21), no auditório do sindicato, em São Cristóvão, confirmou a participação no ato, convocado pelo Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Públicos Federais e que vem ganhando a adesão de outros setores dos movimentos sindical e popular.

Como participar

Devido ao pouco tempo disponível para organizar a ida a Brasília, o Sindscope já havia iniciado a pré-inscrição de interessados em participar – sendo que a confirmação estava condicionada à assembleia, que ratificou a iniciativa. A saída do Rio de Janeiro está prevista para o início da tarde do dia 27 e o retorno, para o dia 29, com chegada ao Rio no dia seguinte.

Quem desejar participar da caravana deve enviar mensagem para sindscope@yahoo.com, com nome completo, identidade com órgão emissor, CPF, campus de atividade/se aposentado e telefone para contato

Ameaças

O protesto unificado na capital federal deve se constituir numa resposta do funcionalismo às recentes medidas e declarações partidas do governo que atacam os servidores – caso da MP 805/2017, que aumenta a alíquota previdenciária de 11% para 14% a partir do que exceder ao teto do Regime Geral da Previdência Social e que adia as parcelas de reajustes salariais de servidores previstos para 2018 para o ano seguinte.

Com a posição declarada do governo de tentar votar a reforma da Previdência no início de dezembro, a manifestação em Brasília ganha ainda mais importância, constataram os servidores presentes à assembleia. A avaliação consensual é ou os servidores da ativa e aposentados se mobilizam e vão para as ruas com outros setores e categorias enfrentar o governo ou o fim de ano será marcado por mais perdas de direitos para o conjunto da classe trabalhadora.

Pauta assembleia

A assembleia realizada nesta terça continha a seguinte pauta: 1) Informes; 2) Análise de conjuntura; 3) Caravana a Brasília - Fonasefe; 4) Seminário Nacional de Educação do Sinasefe; 5) Discussão do ofício 294/2017/Reitoria – reposição de paralisações; 6) Prorrogação de mandato para atual Diretoria do Sindscope; 7) Comissão para organização da Festa das Crianças Sindscope 2017 – além do ponto permanente referente à campanha pela de solidariedade a Rafael Braga.
Em breve, mais informações sobre os debates e as resoluções da assembleia.