‘Quem votou para revogar prisões apoiou quadrilha’, afirmam manifestantes na Alerj

Da escadaria do Palácio Tiradentes, sede da Alerj, policial lança bomba contra manifestantes - Fernando Frazão/Abr

Ato aconteceu em frente à Assembleia Legislativa do Rio, que votou nesta sexta (17) a revogação das prisões de Picciani, Paulo Melo e Albertassi

Quem votou para livrar os deputados pemedebistas da prisão foi conivente e apoiou a quadrilha que vem assaltando os cofres públicos do Estado do Rio de Janeiro. É o que afirmavam manifestantes que se reuniram em frente à Assembleia Legislativa, durante a tarde desta sexta-feira (17), para defender a manutenção da prisão dos deputados Jorge Picciani, presidente da Alerj, Paulo Melo e Edson Albertassi, líder do governo de Luiz Fernando Pezão no Legislativo, todos do PMDB.

Com a Assembleia Legislativa cercada por meio de grades e policiais, que lançaram bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo sobre os manifestantes, a maioria dos deputados decidiu revogar a decisão unânime do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro (TRF-2). Foram 39 votos a favor da liberdade para os pemedebistas, 19 contrários, uma abstenção e 11 ausências – entre elas os três que estavam presos e afastados do exercício do mandato.

Os três parlamentares estavam presos desde a véspera na Cadeia Pública Frederico Marque, mesmo local onde se encontra o ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho, que completou um ano de detenção nesta sexta (17). O ‘aniversário’ na cadeia foi lembrado por manifestantes da área da saúde com um ato, pela manhã, na porta do local.

Assim como Cabral, Picciani é suspeito de corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As acusações envolvem a máfia dos transportes e empreiteiras. Eles integram a cúpula do PMDB no Estado do Rio e tiveram participação destacada nas políticas que levaram à privatização de serviços públicos no estado, como hospitais, por meio de organizações sociais, o Maracanã e a Cedae.

Parte considerável dos manifestantes que estiveram na Alerj era formada por servidores públicos estaduais, a maioria com salários e o 13º salário atrasados. “A Uerj vive hoje a maior crise da sua história e essa crise é responsabilidade deste governo, que ataca diretamente a população ao atacar a universidade”, disse, do carro de som, o professor Guilherme Mota, presidente da Asduerj (Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro). “Vamos deixar combinado aqui: o deputado que votar a favor de Picciani, Paulo Melo e Albertassi também faz parte da quadrilha”, afirmou o professor, cuja categoria está em greve.

Logo no início da tarde, a Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa já havia votado, em uma sessão fechada, pela revogação da prisão e o retorno dos três deputados aos seus cargos. Votaram pela prisão os deputados Luiz Paulo (PSDB) e Carlos Minc, enquanto Miltom Rangel (DEM), Rosenverg Reis (PMDB), Gustavo Tutuca (PMDB) e Chiquinho da Mangueira (Podemos) pela libertação.

A convocação da sessão teve como referência o recente julgamento do Supremo Tribunal Federal que livrou o senador Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão, cujo acórdão ainda não foi publicado, diz que medidas cautelares da Justiça contra deputados federais e senadores previstas no Código de Processo Penal devem ser submetidas à casa legislativa. O próprio TRF-2 determinara que a prisão fosse submetida ao Legislativo, em analogia com o julgamento do STF.

Protesto

Os sindicatos obtiveram na Justiça uma liminar assegurando o acesso às galerias, para que a população pudesse assistir à votação. Embora o presidente da Alerj em exercício, deputado Wagner Montes (PRB), tenha afirmado ter cumprido a decisão, os manifestantes denunciam que as galerias foram ocupadas com funcionários dos gabinetes para inviabilizar a entrada de pessoas favoráveis às prisões. “A verdade é que a decisão judicial foi descumprida e não tivemos acesso às galerias”, afirma a servidora Clara Fonseca, da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Rio de Janeiro.

Proibidos de entrar na Assembleia Legislativa, eles chegaram a forçar em algum momento as grades, mas não chegaram a em momento alguma a ultrapassar a barreira de ferro montada pela manhã. Mesmo assim, denunciam, a polícia usou de violência, deu tiros de bala de borracha e lançou muitas bombas contra as pessoas que ali estavam. “Não podemos esperar muita coisa, sabemos que nessa casa tem esse conluio muito grande com o Picciani, é maracutaia. Mas seria um dia importante para o povo [acompanhar] e saber o que está se passando nessa votação”, disse o operário Antonio Pedro, desempregado do Comperj e integrante do movimento SOS Emprego, pouco antes dos 39 deputados, três além do mínimo necessário, decidirem pela revogação das prisões.

VOTOS PELA SOLTURA (39)

PTB (1)

• Marcus Vinicius

PSOL (1)