Congresso do Sindscope aprova apoio à criação de associação dos trabalhadores terceirizados do CPII

Votação foi unânime no terceiro dia do X ConSindscope, que reúne servidores do Colégio Pedro II

O Sindscope apoiará a organização dos trabalhadores terceirizados do Colégio Pedro II e a possível constituição de uma associação que agregue a categoria.É o que aprovaram, por unanimidade, participantes do X Congresso do Sindicato dos Servidores do CPII (X ConSindscope).

O tema suscitou um amplo debate ao final da manhã deste sábado (2), terceiro dia do congresso, que ocorre no Teatro Mário Lago, no complexo do CPII em São Cristóvão.

Houve consenso na avaliação de que o Sindscope, nos últimos anos, vem apoiando a luta dos trabalhadores terceirizados, frequentemente submetidos a atrasos salariais, a processos de demissão e a práticas de assédio moral. O apoio aos terceirizados já foi aprovado anteriormente em assembleias e em plenárias de base.

No entanto, as análises dos servidores que usaram a tribuna para falar convergiram para a necessidade destes trabalhadores – em muitos momentos definidos como servidores públicos terceirizados – conquistarem uma organização própria, que lhes permita avançar na defesa de seus direitos.

A conhecida pouca representatividade dos sindicatos de trabalhadores terceirizados foi mencionada e apontada como um entrave à organização e mobilização do setor.

A proposta aprovada prevê que seja assegurado apoio para que possam constituir uma associação e desenvolver a sua organização coletiva com autonomia e dinâmica próprias.

A tese apresentada e aprovada consensualmente é assinada por servidores sindicalizados do CPII, mas também é subscrita simbolicamente por seis trabalhadores terceirizados e por Rafael França, técnico em refrigeração demitido pela empresa contratada quando trabalhava no CPII, após contestar os atrasos no pagamento de salários.

Convidado a falar aos delegados e observadores do congresso, Rafael disse que o apoio será importante para que os trabalhadores terceirizados possam defender as suas demandas e alcançar um patamar de organização inédito no CPII.

Agradeceu o apoio do Sindscope e ressaltou a política adotada pela entidade de contribuir com as lutas dos terceirizados. “Acredito que essa associação vai ser muito positiva”, disse, mencionando a experiência que considera exitosa neste sentido envolvendo a associação dos trabalhadores terceirizados da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ).

Ao final, defendeu a ideia de que os trabalhadores empregados nas empresas terceiras que prestam serviços para o CPII são servidores públicos terceirizados. “Eu fui um servidor público terceirizado”, disse, sendo muito aplaudido pelo plenário.