SINDSCOPE

Aposentados: chamado à participação em 2024 por avanços nas negociações com respeito à paridade

Reunião do Núcleo dos Aposentados, em dezembro foto: Arquivo Sindscope

Na última reunião do ano do Núcleo dos Aposentados, em dezembro, foi ressaltada que é um desafio para 2024 construir uma forte participação dos aposentados e aposentadas. Constituir um consistente movimento conjunto que exija avanços nas negociações com o governo sobre as pautas salariais e de carreira com respeito à paridade

IMPRENSA SINDSCOPE

Nem a reposição das perdas salariais, nem a reestruturação da carreira vão cair do céu. É preciso uma forte mobilização da categoria para que essas pautas avancem nas negociações com o governo Lula.

Essa constatação permeou a última reunião dos aposentados e aposentadas na sede do Sindscope, realizada na primeira semana de dezembro.

O encontro começou com uma palestra especial com o servidor William Carvalho, da base do Sindscope e ex-dirigente da entidade, que fez um balanço das reivindicações dos servidores públicos federais ao longo de 2023. Em seguida, houve a confraternização que celebrou os aniversariantes dos últimos três meses. 

No debate, William ressaltou que é muito importante a participação e a mobilização dos aposentados, para não só unir forças com os servidores da ativa, como para defender propostas que contemplem a paridade. “A gente sabe que ‘farinha pouca meu pirão primeiro”, disse, num alerta para o risco de, por conta das restrições fiscais impostas pelo governo, setores da categoria acabem aceitando propostas que discriminam os aposentados e aposentadas.

Também ressaltou que, nesta luta, há uma certeza: sem pressão sobre o governo não haverá conquistas. “Se continuarmos como estamos, sem mobilização alguma, não teremos nada”, afirmou.

A necessidade de um envolvimento amplo e efetivo nestas lutas ficou mais evidente ainda alguns dias após o evento do Núcleo dos Aposentados, na mesa geral de negociação.

O governo apresentou a resposta à pauta salarial: reajuste zero em 2024 e aumento somente em benefícios, dos quais os aposentados estão excluídos do de maior impacto, o auxílio-alimentação. 

Reverter essa política de exclusão e discriminação dos aposentados é um desafio para 2024 – para o qual os aposentados e aposentadas estão não apenas convocados, como são atores fundamentais para vencer essa batalha.

IMPRENSA SINDSCOPE

Sair da versão mobile