SINDSCOPE

Ato na Cinelândia nesta sexta (24) dirá que ‘criança não pode ser mãe’

Manifestação às 17h repudiará conduta de juíza que tentou convencer criança  a manter gravidez

IMPRENSA SINDSCOPE

“Gravidez em criança é tortura”. É com essa afirmação que o movimento de mulheres 8M-RJ e entidades populares estão convocando a manifestação prevista para acontecer ao final da tarde desta sexta-feira, dia 24 de junho de 2022, na Cinelândia, no Centro do Rio.

O protesto é em defesa da vida, do direito ao ‘aborto seguro para não morrer’ e em repúdio ao que está ocorrendo em Santa catarina, com uma menina de 11 anos. A conduta da juíza Joana Ribeiro Zimmer, tentando convencê-la a não fazer o procedimento cirúrgico e legal a que tem direito, repercutiu nacionalmente. 

O caso veio à tona a partir de reportagem do site The Intercept Brasil, que em parceria com o portal “Catarinas” divulgou vídeo da audiência na qual a criança foi ouvida após procurar o serviço de aborto legal, permitido em qualquer idade gestacional para vítimas de estupro, segundo o Código Penal Brasileiro. 

Na audiência, além de não considerar a previsão legal de aborto seguro, a juíza Joana Ribeiro Zimmer e a promotora Mirela Dantas Alberton conduziram a sessão nitidamente tentando induzir a criança a manter a gestação. É possível ouvir frases como: “Quer escolher o nome do bebê?” e “Suportaria ficar mais um pouquinho?”, dentre outras.

Risco de vida 

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia informa que a taxa de mortalidade materna entre gestantes menores de 14 anos é até cinco vezes maior do que entre mulheres de 20 e 24 anos.

O GT Mulheres do Sindscope, que apoia a manifestação e contribui com a sua convocação e divulgação, estará presente no ato e convida a comunidade escolar do Colégio Pedro II a participar e, de lá, se dirigir à assembleia convocada pelo Sindicato para o campus Tijuca II, a partir das 18h30.

O ato também levará às ruas da capital fluminense críticas ao governo federal e a bandeira “Fora Bolsonaro”.

IMPRENSA SINDSCOPE
(Crédito da Arte da convocação: 8M-RJ)

Sair da versão mobile