SINDSCOPE

Atos em Brasília e estados vão defender pautas dos aposentados; ato do Rio será remarcado

Manifestações nos estados e em Brasília no Dia dos Aposentados e Aposentadas integram calendário nacional da campanha salarial do funcionalismo federal; Por conta da previsão de chuvas, ato no Rio foi adiado e será remarcado.

IMPRENSA SINDSCOPE

O Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas, 24 de janeiro, terá manifestações em Brasília e em vários outros estados do país para defender as pautas do setor e o fim da discriminação contra quem não está mais nos quadros laborais da ativa, após anos ou décadas de trabalho e de luta. 

No Rio de Janeiro, o ato que estava previsto para acontecer na Praça Mário Lago, no Centro da cidade, nesta quarta (24), foi adiada. Por conta da previsão de fortes chuvas, a coordenação do ato avaliou ser mais prudente remarcar a data. 

As manifestações desta data ocorrem um mês após a resposta do governo Lula à pauta salarial da categoria e que gerou protestos dos servidores, tanto pelo reajuste zero, quanto pela exclusão quase total dos aposentados ao restringir os reajustes a benefícios.

A contraproposta do governo é de reajuste salarial somente em 2025 e 2026. Para este ano, a previsão é de aumentos apenas nos valores de benefícios (alimentação, creche e saúde), o que praticamente se limita a servidores da ativa.

Na pauta da movimentação dos aposentados, a defesa da previdência pública, da aposentadoria digna; do reajuste geral de aposentadorias e pensões, com ganhos reais; fim da taxação previdenciária das aposentadorias e pensões; reversão da reforma da Previdência; contra o arrocho e congelamento salarial; pelo arquivamento da PEC-32 e de qualquer ‘reforma’ administrativa que ataque os servidores e os serviços públicos.

Representantes do Fonasefe (Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Federais), do Fonacate, fórum das chamadas ‘carreiras típicas de Estado’’,  e das centrais sindicais, reunidos, acordaram pelo o fortalecimento destas atividades, incorporando-as ao calendário da campanha salarial conjunta.

Outra data que também está sendo construída, esta de mobilização nacional e com indicativo de possíveis paralisações, é o dia 22 de fevereiro próximo.

IMPRENSA SINDSCOPE

Sair da versão mobile