Congresso aprova desfiliação do Sindscope da CSP-Conlutas

X ConSindscope acontece de 31 de agosto a 3 de setembro em São Cristóvão

Os delegados ao X Congresso do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II aprovaram, por volta das 16 horas desta sexta-feira (1), a desfiliação do Sindscope da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular).

Foram 44 votos pela desfiliação, 14 pela manutenção e duas abstenções. “Autonomia”, entoaram em coro os servidores defensores da proposta após a votação, ocorrida no Teatro Mário Lago, em São Cristóvão.

Precedeu a votação um debate em plenário sobre o tema. Dezoito servidores se inscreveram para falar e defender as suas posições. Um dos argumentos usados a favor da desfilação foi a avaliação de que a CSP-Conlutas estava burocratizada e distante da representação dos trabalhadores.

Do lado dos servidores favoráveis manutenção à filiação, destacou-se o papel da central na organização das lutas e na construção de um polo classista e desatrelado de governos e empresários. A tese da desfiliação foi a primeira a ser aprovada no congresso, aberto na noite de quinta-feira (31) e que se encerra no domingo (3).