SINDSCOPE

‘Dia Nacional de Luta pela Educação Federal’: entidades convocam coletiva de imprensa, twitaço e manifestações; Greve do CPII convida comunidade escolar para ato na Praça XV

A Greve da Educação Federal, que neste dia 3 de junho completa dois meses no Sinasefe e no Sindscope, e já paralisa mais de 560 campi dos Institutos Federais e 54 Universidades Federais, se mantém forte na luta por melhores condições de trabalho e pelo fortalecimento das Instituições Federais de Ensino (IFEs). Nesta data (03/06), as entidades que representam as categorias da Educacao Federal, Sinasefe, Andes e Fasubra, vão realizar um Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Federal, cobrando do Governo Lula o atendimento às reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Haverá coletiva de imprensa com as entidades, mobilização nas redes sociais e atos em todo o país. Está, também, prevista reunião com o governo federal (após insistente solicitação das entidades) para resposta às contrapropostas do Sinasefe e do Andes, no que se refere à carreira docente, além de ato público em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília.

A contraproposta para a reestruturação da carreira PCCTAE, foi protocolada pelo Sinasefe na tarde da última quarta-feira (29 de maio) – Veja aqui o documento: https://sinasefe.org.br/site/download/contraproposta-para-a-carreira-tae-aprovada-na-191a-plena-do-sinasefe/. No dia 5 de junho, às 14 horas, haverá, no Senado Federal, audiência púlbica para tratar da carreira técnica-administrativa em Educação.

Coletiva de Imprensa conjunta

O Dia Nacional de Luta terá início com a segunda Coletiva Imprensa conjunta das Direções Nacionais e os Comandos Nacionais de Greve do Sinasefe, Andes e Fasubra, às 10 horas. A atividade vai acontecer no Auditório Marielle Franco, sede do Andes, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Andes (https://www.youtube.com/watch?v=Y-Ajl20cMs0).

Os participantes da Coletiva reforçarão a importância da reabertura das negociações, da recomposição orçamentária das IFEs e da revogação de medidas prejudiciais às trabalhadoras e aos trabalhadores da educação.

Ação nas ruas e nas Redes Sociais: Twitaço #LulaNegociaJá

O dia de mobilizações contará com manifestações nas ruas de todo o pais, e da capital federal. No Rio, haverá ato e panfletagem na Praça XV, no centro da cidade, a partir das 17 horas. A greve do Colégio Pedro II estará presente.

Além disso, uma atividade virtual vai envolver todas(os) trabalhadoras(es) em greve e as(os) que apoiam a luta da Educação Federal: está programado um Twitaço no aplicativo X (antigo Twitter), a partir das 13h, com a hashtag #LulaNegociaJá.

A Greve da Educação Federal continua sua trajetória de resistência e mobilização, em busca de uma educação pública de qualidade e da valorização de seus profissionais. Essas iniciativas visam mostrar a urgência das demandas apresentadas pelo movimento paredista. O Comando Geral de Greve do Sindscope convida servidoras e servidores, estudantes e responsáveis por aluna(o)s para se somarem às atividades.

#AGreveContinua #EducaçãoFederalEmGreve #Sindscopenaluta #Cp2emgreve