SINDSCOPE

Educação vale mais que a Copa, afirma protesto no Rio

Manifestação na Radial Oeste, na manhã desta terça (3)

Colégio Pedro II participou da manifestação pela manhã na Radial Oeste, que marcou o dia nacional de luta no Rio

Imprensa Sindscope

Começou cedo no Rio o dia nacional de protestos convocado pelo Sinasefe para levar às ruas a greve dos servidores das escolas federais de ensino básico. Logo nas primeiras horas da manhã, servidores do Colégio Pedro II, do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) levaram faixas, bandeiras e cartas à população para a movimentada Radial Oeste, onde buscaram expor à população os motivos da greve. Estudantes também participaram da atividade.

A manifestação ocorreu entre o Maracanã e a Praça Da Bandeira junto a um sinal da via, uma das principais que ligam a Zona Norte ao centro da cidade. Com faixas e bandeiras, os servidores ocupavam a pista quando o sinal fechava e retardavam a liberação do trânsito quando abria. “Não queremos Copa, queremos saúde e educação” e “Somos todos educadores”, diziam algumas das faixas. Carta denunciando a situação da educação e a decisão do governo de não negociar com os trabalhadores foi distribuída às pessoas que atravessavam a faixa de pedestres.

O ato teve muitas manifestações de apoio, embora também tenha sido criticada por alguns motoristas impacientes com a demora por mais alguns segundos até que o sinal verde de fato valesse. Alguns motoristas de ônibus buzinavam quando passavam pelos servidores, numa identificação obvia com as recentes paralisações da categoria, assim como alguns motociclistas. Um grupo de estudantes gritou “não vai ter Copa”, enquanto atravessava a rua.

O protesto convocado pelo Comando de Greve do Sindscope e demais entidades do setor reuniu cerca de 30 servidores e estudantes e fez parte do dia nacional de luta, com bloqueio de ruas e rodovias. A próxima assembleia de greve ocorre na quinta-feira (5), às 9 horas, no Teatro Mário Lago, em São Cristóvão. No mesmo dia à tarde haverá uma manifestação conjunta organizada pelo fórum das categorias em luta do Rio, a partir das 17h30 na Candelária, de onde os trabalhadores devem sair em passeata até a Cinelândia.

Imprensa Sindscope
Por Hélcio Duarte Filho

Sair da versão mobile