SINDSCOPE

No Dia dos Aposentados, atos em Brasília e estados defendem direito à aposentadoria digna

Ato em Brasília, nesta quarta (24): defesa de aposentadoria digna foto: Sinasefe

Manifestações em Brasília e em outras cidades no Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas também integraram o calendário da campanha salarial do funcionalismo federal; por conta da previsão de chuvas, o ato no Rio foi suspenso e deverá ser remarcado.

IMPRENSA SINDSCOPE

O Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas, 24 de janeiro, teve manifestações em Brasília e em outras cidades do país para defender as pautas do setor e o fim da discriminação contra quem já contribuiu ao longo de sua vida com o seu trabalho e hoje usufrui do direito à aposentadoria. 

No Rio de Janeiro, o ato que estava previsto para acontecer na Praça Mário Lago, no Centro da cidade, foi adiado. Por conta da previsão de chuvas, a coordenação que organizou a atividade avaliou ser mais prudente suspender a atividade e deve remarcar a data.

Em Brasília, o protesto ocorreu na Praça dos Três Poderes. Uma faixa com os dizeres “Aposentados não fogem da luta! Aposentados sim, inativos nunca” foi estendida em frente ao Palácio do Planalto. Outra faixa, também exposta, defendia ‘reajuste já” para aposentadorias e pensões. 

As manifestações ocorrem um mês após a resposta do governo Lula à pauta salarial do funcionalismo federal, que gerou protestos tanto pelo reajuste zero, quanto pela exclusão quase total dos aposentados ao restringir os reajustes a benefícios.

A contraproposta do governo é de recomposição salarial somente em 2025 e 2026. Para este ano, a previsão é de aumentos apenas nos valores de benefícios (alimentação, assistência pré-escolar e saúde), o que praticamente se limita a servidores da ativa.

A pauta levada às ruas nos atos do Dia dos Aposentadas e Aposentados defendeu a previdência pública e o fim da taxação das aposentadorias e pensões, hoje obrigadas a contribuir para a Previdência sem qualquer retorno por conta disso. 

O direito a uma aposentadoria digna, o reajuste geral de aposentadorias e pensões, com ganhos reais, e a reversão da reforma da Previdência, assim como a rejeição da PEC-32 e de qualquer ‘reforma’ administrativa que ataque os servidores e os serviços públicos’ também integraram a mensagem divulgada nas manifestações. 

Representantes do Fonasefe (Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Federais), do qual o Sinasefe e o Sindscope participam, do Fonacate, fórum das chamadas ‘carreiras típicas de Estado’’, e das centrais sindicais haviam definido uma atuação conjunta para buscar fortalecer estas atividades. A data foi incorporada ao calendário da campanha salarial conjunta do funcionalismo e as pautas defendidas devem ser destacadas nas lutas que devem ser travadas neste primeiro semestre.

IMPRENSA SINDSCOPE

Sair da versão mobile