Assembleia está marcada para começar às 11h30min, no auditório do campus; no mesmo dia haverá assembleia no campus Centro. Assembleias locais estão escolhendo os servidores e servidoras que vão integrar a delegação do Sindscope que vai ao Congresso do Sindicato Nacional, em Brasília, em novembro.
IMPRENSA SINDSCOPE
A assembleia no campus Duque de Caxias do Colégio Pedro II, da série de reuniões que estão escolhendo a delegação que representará a categoria e o Sindscope no 35º ConSinasefe, será nesta quinta-feira, 19 de outubro de 2023, a partir das 11h30min, no auditório local.
Para o mesmo dia está marcada a assembleia do campus Centro, também a partir das 11h30min, no auditório da unidade. As demais assembleias previstas são as seguintes: Complexo Realengo (dia 23), Tijuca II (dia 24), Complexo Engenho Novo (dia 24), Complexo Humaitá (dia 26) e Complexo São Cristóvão e Aposentados (dia 30).
São nove assembleias convocadas pelo Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II, iniciadas no dia 16 e que terminam em 30 de outubro. O Congresso do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica está marcado para de 15 a 19 de novembro de 2023, em Brasília, com o tema “Construindo um Sinasefe Forte, Independente, Inclusivo e de Luta: Desafios para a Organização da Classe Trabalhadora”.
Congresso
A pauta do Congresso é a seguinte: 1. Aprovação do Regimento Interno; 2. Mesa LGBTIA+; 3. Políticas Educacionais e Culturais; 4. Mesa de debate da Carreira; 5. Conjuntura; 6. Teses Estatutárias; 7. Debate do Plano de Lutas; 8. Alteração do Estatuto do SINASEFE e adequação da nomenclatura e categoria, devido atualização da legislação das respectivas carreiras.
O congresso é o momento de debater questões centrais que envolvem a categoria, definir posicionamentos e traçar prioridades para a atuação sindical coletiva dos servidores e servidoras e das suas representações sindicais.
O encontro reunirá servidores de todas as regiões do país em Brasília. Vai acontecer em meio à campanha salarial do funcionalismo federal, uma luta pela recomposição das perdas acumuladas na remuneração, mas também pela reestruturação das carreiras, de modo que dialogue com as propostas defendidas pelas respectivas categorias.
A campanha em curso dos servidores, que teve na primeira semana de outubro uma jornada de mobilizações, que no Colégio Pedro II foi marcada pela paralisação por 24 horas, também traz nas pautas a defesa e valorização dos serviços públicos e a recomposição dos orçamentos das instituições de ensino.
A revogação de reformas e medidas infralegais que reduziram ou atacam direitos dos servidores e da classe trabalhadora integra ainda a pauta de reivindicações protocolada no início do primeiro semestre deste ano. No primeiro caso, estão as reformas da Previdência, de Bolsonaro, e trabalhista, de Temer. No segundo, o direito de greve e a transferência da gestão da concessão de aposentadoria e benefícios previdenciários para o INSS, entre uma série de outros itens.
Próximas assembleias para a eleição de delegados ao 35º ConSinasefe
Dia 19 de outubro, quinta
Centro
Hora: 11h30min
Local: Auditório do campus.
Caxias
Hora: 11h30min
Local: Auditório do campus.
Dia 23 de outubro, segunda
Complexo Realengo
Hora: 11h30min
Local: Auditório do Complexo Realengo II
Dia 24 de outubro, terça
Tijuca II
Hora: 11h30min
Local: Auditório do campus.
Complexo Engenho Novo
Hora: 11h30min
Local: Auditório do campus Engenho Novo II
Dia 26 de outubro, quinta
Complexo Humaitá
Hora: 11h30min
Local: Auditório Humaitá II
Dia 30 de outubro, segunda
Complexo São Cristóvão e Aposentados
Hora: 11h30min
Local: Teatro Mário Lago.
IMPRENSA SINDSCOPE