O SINDSCOPE, Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II, completou recentemente 25 anos de existência. Ao longo desse período, o sindicato desempenhou um papel importante na luta pelos direitos dos Serviços e Servidores Públicos, bem como na defesa de um Ensino Público de Qualidade. Algumas das contribuições notáveis do SINDSCOPE para o movimento dos trabalhadores da Rede Federal de Ensino incluem greves e conquistas relacionadas a benefícios e reajustes salariais.

Em 1993, durante uma greve, o SINDSCOPE obteve a ampliação do percentual da Gratificação de Atividade de Ensino (GAE), o reajuste salarial e a implementação de vale-alimentação e vale-transporte para os servidores. Nos anos seguintes, houve várias greves que mantiveram os servidores públicos unidos para futuras lutas, mesmo sem resultados financeiros imediatos.

Em 1998, durante outra greve, o SINDSCOPE conseguiu o pagamento administrativo dos atrasados referentes a uma porcentagem dos reajustes salariais (acordo administrativo). No mesmo ano, ocorreu uma greve que resultou na implantação da Gratificação de Incentivo à Docência (GID) para os professores de primeiro e segundo graus, equiparando-os aos das universidades.

Em 2000, uma greve liderada pelo SINDSCOPE levou à implantação da GID para professores de primeiro e segundo graus, sem a necessidade de gratificação produtivista. Em 2001, outra greve resultou na incorporação da GAE ao vencimento básico dos técnicos administrativos, reajuste salarial para os professores e outras melhorias.

Durante uma greve em 2003, o SINDSCOPE, juntamente com o movimento do funcionalismo público, conseguiu manter a aposentadoria integral para os servidores públicos, apesar das derrotas na reforma da Previdência proposta pelo governo. Além disso, houve conquistas como a implantação de gratificações temporárias para técnicos administrativos e a antecipação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Em 2004, mesmo sem greve, o SINDSCOPE contribuiu para avanços na carreira docente e dos técnicos administrativos, incluindo reajustes salariais, implantação da Classe Especial e transformação da GID em gratificação com valor fixo. Em 2005, outra greve resultou em reajuste salarial para os professores e implementação da Classe Especial para aposentados, entre outras melhorias.

Em 2006, uma greve ocorreu para garantir a implementação dos acordos firmados no final de 2005. O SINDSCOPE também participou de negociações em 2007, embora tenha sido contrário aos acordos assinados entre o governo e os sindicatos.