Reunião das entidades sindicais nacionais nesta terça (30), em Brasília, prepara campanha salarial em 2024

Atividade terá transmissão ao vivo, a partir das 16h. Já na quinta (1), Sindscope realiza assembleia do CPII, que será remota; link para inscrição está disponível no texto desta notícia.

Representantes de entidades sindicais dos servidores e servidoras públicas federais se reúnem nesta terça-feira, dia 30 de janeiro de 2024, em Brasília, para debater e preparar a retomada da campanha salarial em 2024. A atividade será transmitida pelas redes sociais das organizações, a partir das 16 horas.

O Sinasefe participará da atividade em Brasília. No Colégio Pedro II, a primeira assembleia geral do ano será nesta quinta-feira, dia 1o de fevereiro, a partir das 18 horas, de forma remota, por videoconferência. Para participar, é preciso fazer rápida inscrição prévia clicando aqui ou copiando e colando o seguinte link: https://forms.gle/SUbE5gtzaGAKhGfX9.

Campanha unificada

Os objetivos centrais da reunião nacional, em Brasília, são planejar a luta para reverter o ‘reajuste zero’ pretendido pelo governo federal para os servidores em 2024 e combater a falta de isonomia com os aposentados, observada na proposta apresentada pelo Ministério da Gestão. Também está na mira dos sindicatos cobrar a fixação de uma política salarial que de fato preveja a recomposição da remuneração, abarcando os índices referentes às perdas passadas e futuras decorrentes da inflação. Para isso, está sendo articulada uma contraproposta a ser apresentada ao governo.

Para acompanhar a reunião pela transmissão do Fonasefe, clicar aqui para acessar pelo Youtube ou aqui para acessar o Facebook

Também é possível participar da Plenária pela Plataforma Zoom, clicando aqui ou copiando e colando o seguinte link de acesso:  https://us02web.zoom.us/j/83749680374?pwd=dGwwRGY0WTBuTEJiSnF0UE5NZVgxUT09

A plenária deverá, ainda, abordar o fortalecimento, por meio dessa mobilização conjunta, da mesa nacional e das mesas específicas das negociações. Nestas últimas, estão sendo debatidas as reestruturações das carreiras de cada setor.

“O governo federal precisa implementar um plano de reajuste salarial que efetivamente compense as perdas salariais dos governos anteriores devido à inflação. Além disso, é necessário incluir aposentados e pensionistas, que atualmente representam mais da metade da categoria.”, diz trecho da convocação divulgada pelo Fonasefe, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, do qual o Sinasefe e o Sindscope participam.

Assembleia

A assembleia convocada pelo Sindscope para esta quinta-feira, dia 1o de fevereiro, é parte da construção desta luta e terá como ponto de pauta principal a definição da representação do Sindicato na plenária nacional da categoria, convocada pelo Sinasefe para o dia 4 de fevereiro, domingo.

A Plena convocada pela Diretoria do Sindicato Nacional transcorrerá de modo híbrido: presencialmente, em Brasília, e por videoconferência simultânea pela plataforma Zoom. Na véspera, também neste modelo, acontecerá o GT Carreira do Sinasefe. Já o GT Carreira do Sindscope se reuniu na segunda-feira (29), na sede do sindicato.

Essas reuniões do setor vão tratar da luta de técnicos e docentes pela reestruturação da carreira. Vão se posicionar sobre uma decisão em relação ao movimento pela reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE): a possível unificação das propostas formuladas no âmbito do Sinasefe e da Fasubra, a federação dos técnicos-administrativos das universidades públicas, e já apresentadas na mesa nacional de negociação com o governo Lula.