Assembleia do CPII é nesta quinta (1): inscrições abertas para participar

Assembleia dos servidores e servidoras do Colégio Pedro II, por videoconferência, a partir das 18h, ocorre numa semana em que a luta do funcionalismo para reverter o ‘reajuste zero’ em 2024 e pressionar pela reestruturação das carreiras está sendo nacionalmente retomada. Inscrições devem ser feitas por formulário digital, cujo acesso está disponível no site do Sindscope.

As inscrições estão abertas para participar da assembleia geral convocada pelo Sindscope para esta quinta-feira, dia 1o de fevereiro de 2024, a partir das 18 horas, por videoconferência.

Para participar, é preciso fazer inscrição prévia – formulário digital, basta clicar aqui – ou, se preferir, pode-se acessar copiando e colando o seguinte link: https://forms.gle/SUbE5gtzaGAKhGfX9.

A primeira assembleia do ano terá como ponto central de pauta a definição da representação do Sindscope na 186ª Plenária do Sinasefe, convocada tendo em pauta debater e deliberar sobre a luta pela reestruturação das carreiras. Também integra a pauta da assembleia o momento dedicado para apresentação de ‘informes’.

Plenária

A assembleia ocorrerá na mesma semana em que foi realizada a plenária do Fonasefe, o fórum nacional das entidades sindicais do funcionalismo, por videoconferência. Transcorrida na terça-feira (30), tratou da retomada da campanha salarial, com foco na luta para reverter a decisão do governo Lula de não conceder reajuste salarial para os servidores em 2024 e numa contraproposta por parte dos servidores, protocolada no dia seguinte no Ministério da Gestão.

As discussões em torno da campanha salarial também têm defendido a isonomia e paridade entre servidores da ativa e aposentados. A intenção do governo Lula de limitar o reajuste a benefícios que, fora o auxílio saúde, não contemplam aposentados e pensionistas têm sido duramente criticada.

A resposta à pauta salarial dos servidores foi dada às entidades sindicais, por representantes do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, em dezembro passado, na mesa de negociação. Em termos salariais, prevê reajustes apenas em 2025 (4,5%) e 2026 (4,5%). Para 2024, somente seriam reajustados os auxílios alimentação, saúde e pré-escolar.

Plena

A 186ª Plena foi convocada pela Diretoria do Sindicato Nacional para o domingo, dia 4 de fevereiro. Será híbrida: presencialmente, em Brasília, e por videoconferência simultânea pela plataforma Zoom. Na véspera, também neste modelo, acontecerá o GT Carreira do Sinasefe. Já o GT Carreira do Sindscope se reuniu na segunda-feira, dia 29, a partir das 10 horas, na sede do Sindscope, em São Cristóvão.

Tanto a Plena quanto o GT vão tratar da luta de técnicos e docentes pela reestruturação da carreira. Vão se posicionar sobre uma decisão específica em relação ao movimento pela reestruturação do  Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE): a possível unificação das propostas formuladas no âmbito do Sinasefe e da Fasubra, a federação dos técnicos-administrativos das universidades públicas, e já apresentadas na mesa nacional de negociação com o governo Lula.

Essa movimentação está ocorrendo tendo-se a avaliação, compartilhada pela Direção do Sindscope, de que a luta pela reestruturação da Carreira, para ser vitoriosa, necessita do envolvimento e participação do conjunto da categoria.