Sindscope participa da plenária nacional da categoria neste domingo (4)

Representação para a 186ª Plena do Sinasefe foi definida na assembleia geral, que também definiu posicionamentos sobre a luta pela reestruturação da Carreira, debateu a retomada da campanha salarial e aprovou levar ao fórum nacional da categoria o indicativo de paralisação por 24h no dia 22 de fevereiro.

O Sindscope está representado na 186ª Plenária do Sinasefe, o sindicato nacional da categoria, que ocorre neste domingo (4), presencialmente, em Brasília, e simultaneamente por videoconferência. Os representantes do sindicato, que também esteve presente na reunião do Grupo de Trabalho Carreira, que ocorreu na véspera, foram eleitos na assembleia geral dos servidores e servidoras do Colégio Pedro II, realizada na véspera.

A assembleia, ocorrida na quinta-feira (1), debateu a construção da campanha salarial em 2024, abordando a luta para derrubar o anunciado ‘reajuste zero’ para este ano e reestruturar os planos de carreiras.

A reunião ocorreu por videoconferência e reuniu quase 50 servidores e servidoras participaram. O encontro teve como pauta central eleger a representação do Sindscope na Plenária do Sinasefe e debater os posicionamentos que devem ser levados para este fórum deliberativo nacional.

Dentre as deliberações, a assembleia aprovou um indicativo, para ser levado à Plena, de paralisação por 24 horas no dia 22 de fevereiro, com o objetivo principal de pressionar o governo a rever a decisão de não conceder reajustes em 2024.

A proposta, portanto, será apresentada na plenária nacional deste domingo e, caso se confirme, será objeto de nova assembleia geral da categoria para que se decida efetivamente sobre parar neste dia.

No debate sobre as reestruturações, também foram aprovados dois posicionamentos em relação à Carreira dos técnicos: que se trabalhe pela unificação das propostas pautadas na mesa de negociação (há uma proposta do Sinasefe e outra da Fasubra); e que essa proposta única seja, após a Plenária, encaminhada ao Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos.

Enquanto a avaliação favorável à proposta única foi consensual, aprovada sem votos contrários, a definição tática de como tratar isso gerou dúvidas e votação disputada. Isto porque parte dos servidores e servidoras avaliavam ser preferível aguardar a resposta do governo ao que já foi apresentado e, só então, já com base nessa informação, encaminhar a proposta única para a Carreira PCCTAE. Ao final, prevaleceu, por maioria, o posicionamento de, sendo aprovado na Plena, encaminhá-la antes da próxima rodada de negociação com o governo. Isto é, assim que essa formatação única da proposta for acordada com a coordenação da Fasubra, a federação dos técnicos das universidades federais.

O debate sobre Carreira começou com a exposição das observações saídas na reunião do Grupo de Trabalho Carreira, do Sindscope, ocorrida no dia 26 de janeiro. O GT não chegou a aprovar um posicionamento sobre as questões centrais envolvendo a proposta de PCCTAE, mas elaborou algumas anotações para nortear o debate – que, ao final, com exceção da definição sobre a unificação das propostas, foram aprovadas de forma consensual para serem levadas à Plenária de domingo.

A assembleia também tratou da reestruturação da carreira docente, debate que se encontra menos avançado do que o do PCCTAE -, mas que também está pautado nos Grupos de Trabalho do Sindscope e do Sinasefe. Os encaminhamentos aprovados em relação a isso serão abordados ao longo da cobertura da assembleia e das reuniões previstas para este fim de semana.

Negociações

Para o dia 22 está prevista a próxima reunião da mesa específica de negociações que trata da reestruturação das carreiras no setor. As entidades sindicais também querem que, neste dia, aconteça a primeira reunião da mesa geral de negociações para tratar da pauta de reivindicações salariais.

Representação do Sinasefe

A representação do Sindscope para a Plena, definida na assembleia, é a seguinte: Como delegado de base, participará a servidora Susana; pela diretoria, o delegado é Albano Teixeira. O servidor Edmar Marques foi escolhido para representar o sindicato no GT Carreira, ocorrido no sábado, e será observador na plenária, junto com as servidoras Anna

também da direção do Sindicato, será o representante do GT Carreira. As servidoras Anna Luiza, Noemir e Roberto Adão.

Outros temas

A assembleia também tratou de outros assuntos, abordados no início ds discussões, que começaram com relatos de informes gerais. Eles serão abordados ao longo da cobertura da assembleia e na divulgação do relatório da atividade.