Greve na praça: Educação Federal em Greve vai à Quinta da Boa Vista na manhã deste domingo (19)

Atividade a partir das 10h deste domingo (19), nas escadarias que dão acesso ao Museu Nacional, terá exposição de trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino. Comando de Greve do Sindscope reitera convite à participação de todas as pessoas da comunidade escolar do Colégio Pedro II que queiram contribuir com a luta em defesa da educação pública e gratuita.

As greves da Educação Federal vão juntas à Quinta da Boa Vista neste domingo, dia 19 de maio de 2024, numa atividade que buscará dialogar com a população em torno das pautas do movimento e da luta por recursos e valorização da educação pública e gratuita. Estudantes também vão participar.

A ideia é que essa conversa com a população – denominada de “Educação Federal em Greve na Praça” – se desenvolva com a exposição e divulgação de projetos realizados nas instituições de ensino – com exposição de banners, panfletos, oficinas, apresentações. O evento ocorrerá na escadaria que dá acesso ao Museu Nacional.

Servidoras e servidores do Colégio Pedro II, em greve desde o dia 3 de abril, vão participar da iniciativa, que antecede a caravana que vai a Brasília na segunda-feira (20). O deslocamento à capital federal é para participar da marcha na Esplanada dos Ministérios, junto com o conjunto da greve da Educação Federal e com trabalhadores e trabalhadoras de setores privados e de outras áreas dos serviços públicos.

A pressão em Brasília terá também atividades e atos específicos das categorias em greve da rede federal de ensino. O objetivo é pressionar o governo nas negociações – a próxima mesa com o Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos será na terça-feira (21). Uma semana depois da reunião que tratou da carreira e reposição salarial de docentes, o encontro completará a rodada de negociação do setor tratando especificamente destes pontos com os técnicos e técnicas administrativas (TAEs).