Caravana da greve no Colégio Pedro II chega a Brasília e já participa do ato conjunto da Educação Federal

Delegação saiu do Rio de Janeiro na segunda (20), em dois ônibus alugados pelo Sindscope; pela manhã, ato no MEC; à tarde, pressão no Ministério da Gestão, onde ocorrerá reunião de negociação

A caravana do Sindscope que leva a greve no Colégio Pedro II a Brasília já está na Esplanada dos Ministérios. Após ?? horas de uma viagem sem intercorrências, a delegação desceu em frente ao Ministério da Educação, onde ocorre uma manifestação dos movimentos paredistas, que pressionam por avanços nas negociações. À tarde, as atividades vão se concentrar no Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, onde está prevista uma rodada de negociação com o governo federal.

Cerca de 80 pessoas integram a caravana, com dois ônibus alugados pelo Sindscope que partiram do Rio na manhã de segunda (20), saindo da frente do campus do Colégio Pedro II em São Cristóvão. A delegação chegou a Brasília por volta das 10 horas desta terça-feira, 21 de maio de 2024.

Integram a caravana servidoras e servidores do Cp2, ativos de todos os campi e aposentados (alguns com filhos), estudantes do colégio e responsáveis que participam dos coletivos Resistência e Cp2 da Inclusão. Também compõem a delegação servidores e servidoras e estudantes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

A caravana do Sindscope agora se junta a dezenas de outras delegações que também se dirigiram para Brasília, partindo de todas as regiões do país.

A mobilização incluirá atos da greve da Educação federal, que já nesta terça (21) vai acompanhar e pressionar a prevista negociação com o governo para tratar das questões relacionadas à carreira e salários dos técnicos e técnicas administrativas (TAEs).

Na quarta-feira (22), a Esplanada dos Ministérios receberá uma marcha mais ampla, em defesa dos direitos da classe trabalhadora, pela revogação do Novo Ensino Médio e das ‘reformas’ trabalhista e da Previdência. Unirá trabalhadores e trabalhadoras dos setores públicos e privados.

A caravana busca dar visibilidade às greves da Educação e pressionar o governo nas negociações. A reunião no Ministério da Gestão concluirá a quinta rodada da Mesa Específica e Transitória da Educação Federal. Na semana passada, a mesa de negociação tratou da carreira e da questão salarial referentes às professoras e professores.

A programação prevista para esta terça-feira (21):

Ato da Educação Federal em Brasília – 21/05 (terça-feira)

09:00 – Concentração em frente ao MEC (bloco L da Esplanada dos Ministérios)

11:00 – Caminhada até ao MGI (bloco C da Esplanada dos Ministérios)

12:00 – Intervalo de almoço das caravanas

13:00 – Ato no MGI

14:00 – 5º Reunião da Mesa específica e Temporária PPCTAE (no MGI)

16:00 – Atividades culturais locais

(Cobertura especial Greve vai à Capital Federal – por Rejane Nogueira, enviada a Brasília, e Hélcio Lourenço Filho da Redação do Sindscope no Rio de Janeiro.)