Reunião online, a partir das 18h30m, terá como pauta central o indicativo de greve e a luta pelo cumprimentos dos acordos firmados em 2024. Na quarta-feira (4), haverá a Plenária dos Núcleos de Base. Já a assembleia geral da categoria será dia 11 de fevereiro.
IMPRENSA SINDSCOPE
Tendo o indicativo nacional de greve pelo cumprimento dos acordos firmados em 2024 como pauta central, a diretoria do Sindscope está convocando reunião do Comando de Mobilização para terça-feira, dia 3 de fevereiro de 2026. A reunião será online, via plataforma Zoom, a partir das 18h30min.
O Comando de Mobilização – cujo objetivo é organizar a construção dessa luta – antecederá a assembleia geral da categoria, marcada para ocorrer no dia 11 de fevereiro. A primeira assembleia do ano dos servidores e servidoras do Colégio Pedro II será presencial, no Teatro Mário Lago, no campus São Cristóvão II, também a partir das 18h30.
A reunião do Comando de Mobilização será aberta a todos os servidores e servidoras do CPII que queiram contribuir com a construção da greve. Link para a sala da reunião poderá ser acessado no site do Sindscope.
Acordos desrespeitados
A construção da greve foi aprovada no Congresso do Sinasefe, ocorrido em dezembro, que reuniu no Rio de Janeiro representantes sindicais da categoria de todas as regiões do país.
A decisão consensual no ConSinasefe foi impulsionada pela insatisfação generalizada com o teor do projeto de RSC-TAE enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional, um dos pontos previstos nos acordos de greve. A proposta do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos inviabiliza o acesso da maior parte dos técnicos e técnicas ao Reconhecimento de Saberes e Competências.
O assunto foi a pauta central de duas reuniões no Ministério da Gestão. O governo apresentou alguns recuos, mas manteve outras restrições consideradas graves. Há ainda a preocupação de que o projeto venha a ser votado às pressas no Congresso Nacional, que retoma os trabalhos legislativos na primeira semana de fevereiro.
Os resultados dessas conversas estão na live realizada pelo Sindscope poucas horas após a segunda reunião no MGI.
Vídeo com a live do Sindscope – acessar aqui
Plenária dos Núcleos de Base
O Sindscope também está convocando, para quarta-feira (4), dia seguinte à reunião do Comando de Mobilização, uma Plenária dos Núcleos de Base. A atividade será online, a partir das 18h30min.
Todos esses encontros, neste início do ano, buscam construir a mobilização em torno do indicativo de greve. Também convidam toda a categoria – docentes e TAEs, da ativa e aposentados – para participar desse processo, analisar a situação e decidir democraticamente os rumos do movimento pelo cumprimento dos acordos conquistados e que seguem sendo desrespeitados pelo governo Lula.
IMPRENSA SINDSCOPE
