Assembleia no CPII aprova moção de apoio à greve dos servidores do meio ambiente

A assembleia geral das servidoras e servidores do Colégio Pedro II, realizada pelo Sindscope no dia 3 de julho de 2024, aprovou por consenso apoio à greve no ministério e órgãos federais do Meio Ambiente, que vem sendo reprimida pelo governo federal, que tenta criminalizá-la e jogá-la na ilegalidade.

Moção:
Todo apoio à greve dos servidores do meio ambiente! Lutar não é crime!

A assembleia geral dos servidores do Colégio Pedro II manifesta solidariedade total e irrestrita à greve nacional dos servidores públicos federais do meio ambiente – Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Entre outras pautas, a greve reivindica reposição das perdas salariais, reestruturação da carreira e recomposição do orçamento para a área do meio ambiente. Assim como ocorreu com a educação federal, a greve é uma resposta à enrolação do governo em meses de mesas de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) sem avanços, além de cortes orçamentários na área ambiental.

A valorização desses servidores é parte fundamental do combate à grave crise ambiental que vivemos e ao negacionismo da extrema-direita. Nesse sentido, também repudiamos veementemente a política de judicialização e criminalização da greve do governo Lula/Alckmin.

No dia 2 de julho, o governo entrou com ação no STJ para declarar a greve abusiva e ilegal, exigindo uma multa diária de no mínimo 50 mil reais caso seja descumprida. É inadmissível que o governo de um ex-sindicalista, que se elegeu com um amplo apelo de defesa das liberdades democráticas, sistematicamente atacadas pelo governo anterior, de Bolsonaro, criminalize a legítima luta desses trabalhadores.

Nos colocamos à disposição para solidariedade ativa ao movimento.
Sindscope – Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II
(Moção aprovada por aclamação na assembleia geral da categoria, realizada no dia 3 de julho de 2024)