Assembleia no CPII decide por participação na mobilização em dia de negociação com governo

Maioria decidiu na assembleia do Sindscope por participar da atividade de mobilização, porém sem parar no dia 28 de fevereiro no CPII. Haverá ato a partir das 16h, no Buraco do Lume. As avaliações convergiram para a necessidade de mais envolvimento da categoria nesta luta, que busca reverter a decisão do governo de congelar os salários em 2024, destravar as negociações em torno das Carreiras e recompor o orçamento da Educação.

Assembleia geral dos servidores e servidoras do Colégio Pedro II decidiu pela participação na mobilização da campanha salarial prevista para o dia 28 de fevereiro de 2024, quarta-feira, dia de rodada da mesa de negociação com o governo, porém sem aderir à paralisação por 24h. Haverá ato público conjunto a partir das 16 horas, no Buraco do Lume, na Praça Mário Lago, no Centro do Rio.

No debate transcorrido na assembleia, realizada por videoconferência na segunda-feira (26), as avaliações convergiram para a necessidade de ampliar a mobilização e participação nesta luta para que haja avanços nas negociações.

O movimento tenta reverter a decisão do governo Lula de não conceder reajuste salarial este ano, destravar as negociações da reestruturação das carreiras e recompor o orçamento da Educação.

Porém, não houve acordo quanto a aprovar ou não a adesão à paralisação nacional que está sendo construída pelo funcionalismo público federal para o dia 28 – a situação específica do Colégio Pedro II, relacionada ao calendário escolar, foi ressaltada nas defesas a favor de trabalhar a mobilização, com participação no ato conjunto convocado pelo Fórum dos Servidores, sem paralisação nesta data. Já a proposta de parar em conjunto com outros setores do funcionalismo foi defendida ressaltando-se que, sem uma forte pressão sobre o governo, não haverá avanços nas negociações.

Três posições foram sustentadas: aderir à paralisação por 24 horas, parar a partir das 16 horas e não parar. Decidiu-se por se votar primeiro se haveria ou não paralisação. Após um empate – com 47 votos a favor e 47 votos contrários a parar -, o posicionamento da assembleia foi definido numa segunda votação. Nesta, 48 participantes se posicionaram pela paralisação e 51, contra. Houve quatro abstenções. Participaram da assembleia cerca de 120 servidores e servidoras.

Campanha salarial

Na rodada de negociação específica ocorrida na quinta-feira (22), em Brasília, não houve quaisquer avanços nas discussões com os Ministérios da Educação e da Gestão em torno da reestruturação das Carreiras, tanto no caso dos técnicos quanto de docentes.

Na quarta-feira, dia 28, acontecerá a primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, na qual estará em pauta a contraproposta apresentada pelos servidores. É um movimento articulado de forma unitária pelas entidades sindicais do funcionalismo à resposta do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos à categoria.

O governo Lula quer congelar os salários em 2024, reajustando apenas benefícios (alimentação, saúde e auxílio-creche), o que exclui aposentados e pensionistas, e propôs conceder reajuste somente em 2025 e 2026, em duas parcelas de 4,5%.

Salários

A contraproposta levada ao governo pelo Sinasefe e as demais entidades dos fóruns nacionais do funcionalismo (Fonasefe e Fonacate), e que estará em discussão na reunião de negociação desta quarta (28), reivindica o seguinte:
a) Abertura real de negociação em torno das perdas salariais históricas a partir de julho de 2010;
b) De imediato, a recomposição referente às perdas salariais desde o governo Temer (a partir de 1º de setembro de 2016) até o final da gestão Bolsonaro (dezembro de 2023), acrescida das projeções inflacionárias para 2024 e 2025. Está dividida em dois blocos, de acordo com as respectivas perdas:
i) TAEs – Reajuste de 34,32% dividido em 3 parcelas iguais de 10,34% em 2024, 2025 e 2026;
ii) Docentes: Reajuste de 22,71% dividido em 3 parcelas iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026.
c) Benefícios: equiparação dos benefícios com os servidores do Legislativo e do Judiciário. Não há impedimento na Lei de Diretrizes Orçamentárias para isso.

Baixe aqui a contraproposta na íntegra, incluindo os itens não-financeiros, apresentada pelo Fonasefe e Fonacate.

Nova assembleia

Ficou definido, ainda, que nova assembleia será convocada pela diretoria do Sindscope, com o objetivo de tratar dos pontos não debatidos na assembleia, por conta da hora. São eles: Concessão do Regime de 40h para os novos concursados; Calendário Escolar do Colégio Pedro II de 2024.

A eleição da Comissão Eleitoral para as Eleições da Direção Sindical do Biênio 2024/2026, ponto que chegou a ser tratado, porém sem apresentação de nomes, também integrará a pauta da próxima assembleia.