Texto de convocação para o ato que acontecerá no dia 28 de junho, a partir das 17h, em frente ao Palácio Tiradentes, com caminhada até os Arcos da Lapa
“Em 28 de junho de 1969, LGBT’s reunidos em um bar em Nova York, o Stonewall Inn, deram um basta à rotina de humilhações, violências e prisões que sofriam de policiais. Grande parte do público era composto por jovens gays da periferia ou que foram expulsos de casa. Além disso, o lugar era muito frequentado por drag queens, que, em geral, não eram bem recebidas em outros bares.
Centenas de pessoas se reuniram para protestar nas redondezas do bar pelos próximos cinco dias contra a perseguição de policiais aos homossexuais – e a favor dos direitos da comunidade gay. A Revolta de Stonewall se tornou um símbolo da libertação LGBT e demonstrações de orgulho da comunidade homossexual.
Foi um marco, pois as LGBT’s assumiram para a sua luta as ferramentas dos movimentos sociais de enfrentamento contra toda a opressão que sofriam.
Contudo, a existência de preconceito, da marginalização, das violências e ameaças à segurança física, mental e emocional continuam e precisamos continuar a levantar a bandeira de Stonewall, lutar e construir a solidariedade com os outros movimentos sociais que lutam pela libertação.
Nós, LGBT’s, somos um dos setores mais marginalizados no capitalismo. É fundamental que as LGBT’s tenham emprego, moradia, estudo, saúde pública e o mais importante: o direito a viver. Os dados mostram um aumento de 33% das mortes violentas de LGBT’s em 2021 No mesmo ano o Brasil obteve 140 mortes de transexuais, segundo dados da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).
Por isso, o Sindscope se une a mais esta luta contra as opressões e toda a exploração desta sociedade capitalista, convocando nossa base a participar do Ato Unitário no Dia do Orgulho LGBT, que irá se realizar em 28 de junho, com concentração no Palácio Tiradentes, antiga Alerj, a partir das 17 horas, com caminhada até os Arcos da Lapa”.
*Texto de convocação lido na assembleia do Sindscope de 24 de junho de 2022 e aprovado por aclamação.