Ato por democracia e liberdade de expressão no CPII é convocado após reitor tentar impor censura

Manifestação presencial, com todos cuidados sanitários, ocorre na terça (15), às 10h; ao final do dia, haverá assembleia virtual do Sindscope

Ato em defesa da democracia e pela liberdade de expressão A tentativa do reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, de impor censura nos campi da instituição será repudiada com ato público presencial na próxima terça-feira, dia 15 de junho de 2021, a partir das 10 horas, em frente à Reitoria, no complexo de São Cristóvão.

O dia de protesto presencial pela liberdade de expressão e democracia no CPII contará também com a convocação de engajamento nas redes sociais. A ideia é fazer da data um dia também de intenso compartilhamento de mensagens contra o autoritarismo que hoje ameaça a democracia interna conquistada pela comunidade escolar no CPII.

Ao final da tarde, a partir das 17h30min, haverá uma assembleia por videoconferência, convocada pelo Sindscope, para a qual todas as servidoras e servidores do Colégio Pedro II estão convidados a participar.

O ato está sendo convocado com todos os cuidados que a pandemia exige: o uso de máscara será obrigatório, de preferência a PFF2, assim como álcool gel e a manutenção de distanciamento. Pessoas com comorbidades ou que apresentem sintomas que possam ser de covid-19 devem apoiar, de casa, a manifestação, pelas redes sociais.

A manifestação é decorrência de uma série de atos e medidas do reitor que desrespeitam a democracia na escola. Movimentação que se acentuou com a nota, divulgada na quinta-feira (10), que tenta proibir a afixação de faixas com mensagens críticas ao governo Bolsonaro e determina a abertura de sindicância contra diretor de campus que teria autorizado o exercício da liberdade de expressão.

Antes disso, porém, Oscar Halac já havia desrespeitado sistematicamente decisões do Conselho Superior, instância deliberativa máxima da instituição e que conta com representantes eleitos de quase todos os segmentos da comunidade escolar, com exceção dos trabalhadores terceirizados. Entre elas, a que prorrogava o mandato dos colegiados da instituição até a realização das eleições. Hoje, o reitor administra o colégio à revelia do Consup.

A realização do ato pela democracia e contra a censura envolve toda a comunidade acadêmica, que está sendo convocada a impedir que o reitor, eleito graças à democracia conquistada coletivamente, implemente um regime de autoritarismo e mordaça no CPII.

Assembleia

A pauta da assembleia, que ocorrerá no mesmo dia do ato, ao final do dia, é a seguinte: 1-Informes; 2-Debate de conjuntura e participação no “Fora Bolsonaro” de 19/6; 3-Pauta interna: 4-Proposta de paralisação e ato pela extensão do mandato do Consup e contra o corte de verbas do CPII. Para participar é preciso se inscrever por meio de formulário digital (acesse por aqui: https://forms.gle/sWhrQgNC4bgVwBA17).