Atos vão contestar políticas governamentais que discriminam aposentados e aposentadas

Manifestações convocadas pelas entidades sindicais dos servidores ocorrem nesta quarta (24), Dia dos Aposentados e Aposentadas. No Rio, ato que ocorreria no Buraco do Lume, no Centro da cidade, foi adiado

No Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas, servidores e servidoras públicas vão defender as pautas do setor, entre elas a paridade e o respeito com quem não integra mais os quadros da ativa.

No Rio, o ato que aconteceria no Buraco do Lume, na Praça Mário Lago, no Centro da cidade, a partir das 11 horas da manhã da quarta-feira, 24 de janeiro de 2024, foi adiado por conta das chuvas e será remarcado. Para a mesma data, estão previstas atividades em outras cidades e na capital federal do país.

A manifestação convocada por entidades sindicais do funcionalismo público, boa parte delas da esfera federal, ocorre um mês após uma resposta do governo Lula à pauta salarial da categoria e que gerou protestos dos servidores, tanto pelo reajuste zero, quanto pela exclusão quase total dos aposentados ao restringir os reajustes a benefícios.

Na reunião ocorrida no dia 22 de dezembro passado, os representantes do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos disseram às entidades nacionais do funcionalismo, entre elas o Sinasefe, que a proposta do governo é de reajuste salarial somente em 2025 e 2026. Para este ano, aumentos apenas nos valores de benefícios (alimentação, creche e saúde), o que praticamente se limita a servidores da ativa.

Na pauta do ato público, a defesa da previdência pública, da aposentadoria digna; do reajuste geral de aposentadorias e pensões, com ganhos reais; reversão da reforma da Previdência; contra o arrocho e congelamento salarial; pelo arquivamento da PEC-32 e de qualquer ‘reforma’ administrativa que ataque os servidores e os serviços públicos.

Em reunião entre representantes do Fonasefe (Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Federais), do Fonacate, fórum das chamadas ‘carreiras típicas de Estado’’,  e das centrais sindicais, ocorrida no dia 12 de janeiro, foi consensuado o fortalecimento dos atos nos estados programados para o dia 24 de janeiro. Outra data que também está sendo construída, esta de mobilização nacional e com indicativo de possíveis paralisações, é o dia 22 de fevereiro próximo.

(Atualizada no dia 23/01/2024, para inserir a decisão sobre o adiamento)