Carta aberta estudantil ao CONEP

Estudantes do Colégio Pedro II, representados por diversas entidades estudantis, enviaram uma carta aberta ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) expressando suas preocupações sobre a organização das avaliações e certificações. A partir de uma pesquisa com 340 alunos, foi identificado que 60,2% defendem a igualdade no peso das certificações e 90,9% são favoráveis à recuperação paralela, permitindo que as notas possam ser recuperadas no mesmo semestre. Os estudantes também pedem a antecipação das provas da segunda certificação e sugerem que as avaliações sejam divididas entre testes e provas, garantindo uma maior flexibilidade na obtenção das notas.

Além disso, os alunos criticam a deliberação do CONEPE, apontando que algumas medidas podem levar à sobrecarga dos estudantes e aumentar o risco de reprovações. A carta também destaca a insatisfação com os sábados letivos, que, segundo os estudantes, comprometem o descanso semanal e podem precarizar o ensino, especialmente em função da falta de professores e da logística necessária para garantir a alimentação. A proposta dos alunos é que os sábados sejam organizados de maneira mais justa, sem a aplicação de avaliações ou contagem de faltas para aqueles que residem em áreas distantes.

Em conclusão, os estudantes pedem ao CONEPE que reavalie suas decisões, considerando as opiniões da comunidade estudantil e garantindo um processo de avaliação mais justo e adequado às condições de ensino. Eles reforçam a necessidade de diálogo e participação no processo de deliberação, buscando um ambiente educacional mais equilibrado e inclusivo.

🗒️Leia a carta:

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