CPII para 24h hoje, dia 22: pressão nacional por recomposição de salários e verbas da Educação

Dia nacional de luta pressiona por avanços nas negociações e terá atos nos estados e em Brasília. Concentração do Colégio Pedro II será no campus Centro, às 15h, para ida conjunta ao ato no Buraco do Lume.

Servidoras e servidores do Colégio Pedro II decidiram em assembleia parar por 24 horas nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2024, aderindo ao Dia Nacional de Luta pela Educação.

A mobilização busca pressionar o governo Lula por avanços nas negociações – a categoria se opõe ao anunciado ‘reajuste zero’ em 2024, defende a recomposição dos salários e do orçamento da Educação e a reestruturação das carreiras. Haverá manifestações nos estados e em Brasília.

No Rio de Janeiro, o protesto ocorrerá no Buraco do Lume, na Praça Mário Lago, no Centro da cidade, a partir das 16 horas. O Sindscope está convidando a categoria e a comunidade escolar a participar do ato, reunindo-se antes, às 15 horas, no campus Centro, na av. Marechal Floriano.

O movimento nacional integra a campanha salarial unificada do funcionalismo federal e coincide com mais uma rodada da mesa de negociação específica, que ocorrerá no Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos. Nesta reunião, na qual o Sinasefe estará representado, o tema em pauta será a reestruturação das carreiras.

Será uma reunião especialmente importante, num momento em que se discute a unificação das propostas por parte das entidades sindicais, entre elas o Sinasefe e a Fasubra.

Já no dia 28, haverá a primeira reunião do ano da mesa geral de negociação, também no Ministério da Gestão. Estará em discussão a contraproposta unificada do funcionalismo à resposta do governo federal à pauta de reivindicações.

Salários

A contraproposta levada ao governo pelo Sinasefe e as demais entidades dos fóruns nacionais do funcionalismo (Fonasefe e Fonacate) reivindica o seguinte:

a) Abertura real de negociação em torno das perdas salariais históricas a partir de julho de 2010;

b) De imediato, a recomposição referente às perdas salariais desde o governo Temer (a partir de 1º de setembro de 2016) até o final da gestão Bolsonaro (dezembro de 2023), acrescida das projeções inflacionárias para 2024 e 2025. Está dividida em dois blocos, de acordo com as respectivas perdas:

i) TAEs – Reajuste de 34,32% dividido em 3 parcelas iguais de 10,34% em 2024, 2025 e 2026;

ii) Docentes: Reajuste de 22,71% dividido em 3 parcelas iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026.

c) Benefícios: equiparação dos benefícios com os servidores do Legislativo e do Judiciário. Não há impedimento na Lei de Diretrizes Orçamentárias para isso.

Próxima assembleia será dia 26

Parte da continuidade desta luta, a próxima assembleia no CPII  será em 26 de fevereiro de 2024, segunda-feira, 18h, por videoconferência.

Pauta: 1) Informes; 2) Campanha Salarial 2024; 3) Paralisação de 24h no dia 28 de fevereiro; 4) Eleição da Comissão Eleitoral para as Eleições da Direção Sindical do Biênio 2024/2026; 5) Concessão do Regime de 40h para os novos concursados; 6) Calendário Escolar do Colégio Pedro II de 2024.