Greve vai às ruas nesta terça (3) e terá ato pela manhã

Manifestação é parte de um protesto nacional da categoria

Imprensa Sindscope

Os servidores do Colégio Pedro II e das demais escolas federais do Rio fazem, na manhã desta terça-feira (3), nova manifestação da categoria. O objetivo é levar às ruas os motivos da greve e mostrar para a população que é o governo que prolonga as paralisações ao se negar a negociar com os trabalhadores da educação.

A concentração para o ato começa 6 horas da manhã, em frente ao IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), próximo à Estação São Cristóvão. A atividade é parte de protesto nacional dos trabalhadores técnico-administrativos e docentes da rede federal de educação básica, profissional e tecnológica, organizado pelo Sinasefe e pelos sindicatos nos estados. Estão sendo convocadas manifestações em dezenas de cidades do país, sempre próximas a vias com grande movimentação.

O dia nacional de luta do setor foi aprovado na 122ª Plenária nacional convocada pelo Sinasefe. É parte da decisão de levar a greve às ruas com mais força, buscar dar visibilidade para o movimento e dialogar com a população, que desde as megamanifestações de junho deu seguidas demonstrações de que se preocupa e defende a educação pública.

No domingo, servidores do Colégio Pedro II e de outros setores em greve estiveram na manifestação que ‘recebeu’ a presidente Dilma Rousseff no Rio. O protesto ocorreu em Manguinhos, na Zona Norte da cidade, onde a presidente participou da inauguração das obras, ainda não concluídas, de um conjunto habitacional do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

O ato denunciou os elevados gastos com a Copa do Mundo, cobrou recursos para saúde e educação e criticou a posição do governo de não negociar com os trabalhadores. Integrantes do Comando de Greve do Sindscope lamentaram o uso de enorme aparato policial para tentar manter a manifestação longe da presidente.