Íntegra da nota da Diretoria do Sindscope sobre a decisão da Reitoria
No último dia 28 de novembro, o Conselho Superior do Colégio Pedro II (Consup) se reuniu para deliberar sobre a inscrição do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (Creir) na pessoa da Coordenadora Setorial, para a eleição dos representantes do Conselho de Dirigentes (Codir) no próprio Consup.
Contrariando as promessas da atual gestão quanto à autonomia política, pedagógica e administrativa desta Comunidade Escolar, a Reitoria decidiu cercear o direito da representante do Creir de participar desse processo. Essa decisão fere o princípio de autonomia dos Institutos Federais, que já havia garantido à Coordenação do Creir o direito de representar o Conselho de Dirigentes no Consup em gestões anteriores.
A justificativa apresentada pela Reitoria, de que o Creir está vinculado ao campus Realengo I, nega a legitimidade conferida pelo Colégio Pedro II ao Creir de ter representação em todas as instâncias colegiadas.
O Sindscope manifesta sua solidariedade a toda a Comunidade Escolar do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, em especial à sua coordenadora setorial, Luciana Monsores.
Diretoria do Sindscope
(Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II)