Núcleo de Aposentados e Aposentadas se reúne e define propostas para atuação sindical

Na terça-feira, 30 de julho, o Núcleo de Aposentados/as do Sindscope realizou a sua primeira reunião após a recente greve da categoria. O encontro, além de marcar um momento de retomada, focou em temas cruciais para o segmento.

Principais Discussões

Os participantes destacaram a necessidade de aumentar a participação dos aposentados e aposentadas nas lutas e campanhas sindicais, sublinhando a importância da união entre os servidores técnico-administrativos e docentes durante a greve.

Na atividade, que reuniu cerca de 15 filiados e filiadas ao sindicato, foram abordados ainda os impactos do Arcabouço Fiscal, a perda da integralidade e paridade, e a representação do segmento em eventos futuros, como o 14º Encontro de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro, e o 36º Consinasefe, previsto para os dias 5 a 8 de setembro de 2024, em Brasília.

Propostas e Deliberações

Uma proposta da diretoria foi apresentada para garantir que todos os aposentados e aposentadas eleitas na assembleia para compor a delegação que vai ao ConSinasefe sejam indicados como representantes ao Encontro de Assuntos de Aposentadoria. A assembleia que definirá essa participação será no dia 12 de agosto, no Teatro Mário Lago, entre 11h30 e 13h.

Além disso, cinco aposentados filiados serão escolhidos em uma próxima reunião do Núcleo, ainda a ser marcada, para participar exclusivamente deste evento.

Indicações para o Sindicato

As deliberações resultaram em algumas indicações ao sindicato:

▪️reforçar a união política da categoria com a participação ativa dos aposentados e aposentadas na vida sindical;
ratificar a luta pela revogação de todas as ‘reformas’ previdenciárias;
▪️lutar pela incorporação dos auxílios e benefícios no piso da categoria;
▪️implementar a participação política na luta a favor da PEC 6, que propõe o fim da contribuição previdenciária sobre as aposentadorias.

Convocação para a Assembleia

O Núcleo de Aposentados e Aposentadas convocou a todos para ajudarem na divulgação da assembleia do dia 12 de agosto, incentivando o reenvio de mensagens por e-mail ou whatsapp aos colegas de suas listas de contatos.

Ressaltou-se que a participação ativa e a união são essenciais para fortalecer as lutas e garantir direitos e fez-se o convite ao comparecimento às atividades e à atuação a favor do fortalecimento do Sindicato e de sua representatividade.