Núcleo do campus Engenho Novo II leva demandas à Reitoria e convida categoria a construir ‘pauta local’

Sindscope divulga a íntegra do ofício enviado à Reitoria; movimento busca incidir sobre a Reitoria Itinerante adotada pela administração central

O Núcleo de Base do Sindscope no campus Engenho Novo II entregou à Reitoria um ofício no qual lista 23 demandas locais e cobra respostas objetivas da administração central para os problemas e reivindicações apontadas.

O documento decorre da Reitoria Itinerante adotada na instituição. Isto é, busca-se incidir com mais propriedade e objetividade sobre essas visitas da Reitoria. Dois dos 23 pontos inicialmente listados referem-se justamente a essa ida da Reitoria aos campi. O primeiro ponto, ressalta que o “modelo de diálogo da Reitoria Itinerante limita a participação dos servidores, pois não há liberação das atividades funcionais”; já o nono solicita que a próxima visita “seja realizada num horário mais acessível”, sugerindo o final ou início de turno.

O Núcleo de Base do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II convida ainda o conjunto dos servidores e servidoras – técnicos e docentes – a contribuir para a continuidade dessa iniciativa, buscando elaborar e construir uma pauta de reivindicações com mais embasamento e mais completa sobre as demandas locais da categoria e da comunidade escolar.

O documento foi apresentado na assembleia do Sindscope que reuniu servidores e servidoras no dia 14 de agosto de 2024, que aprovou a divulgação do ofício para toda a base do sindicato.

📍 A seguir, a íntegra da mensagem do Núcleo do Sindscope no Engenho Novo II, com o texto do respectivo ofício, também anexado ao final:

Prezadas(os) servidoras(os)

O Núcleo de Base do SINDSCOPE do Campus Engenho Novo II vem, por intermédio deste e-mail, publicizar um levantamento realizado no dia 13 de agosto sobre as demandas do nosso campus em diferentes frentes, de diferentes setores e carreiras.

Ressaltamos que foi um documento produzido em menos de 24 horas, com pontos pensados e discutidos de maneira rápida, não representando a totalidade de pendências e dificuldades que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

Em anexo compartilhamos o que foi possível identificar nesse primeiro momento e contamos com a colaboração de todas(os) para a elaboração de um documento que, de fato, contemple a realidade do campus.

Para as contribuições, conversem com suas(eus) colegas de setor e departamento e reúnam as suas demandas. Verifiquem se elas já não foram contempladas no levantamento inicial. Caso elas não constem ou exista dúvidas sobre algum ponto, procurem um(a) das(os) representantes do Núcleo de Base:

Deoclides Braga – secretaria escolar
Fabiane da Costa – equipe de Administração e Direito
Marcus Vinícius de Carvalho – equipe de Geografia
Pedro Cazes – equipe de Sociologia
Selmo Nascimento – equipe de Sociologia
Suzanne Nunes – laboratório de Biologia

Atenciosamente,
Núcleo de Base do Sindscope do Campus Engenho Novo II

📌 Ofício entregue à Reitoria do CPII:

A Reitora do Colégio Pedro II
Professora Ana Paula Giraux

O Núcleo de Base do Sindscope Campus Engenho Novo II, reunido no dia 13 de agosto de 2024, fez o levantamento das demandas dos servidores e servidoras do campus e os seguintes questionamentos:

1) Modelo de diálogo da Reitoria Itinerante limita a participação dos servidores, pois não há liberação das atividades funcionais;

2) Ponto eletrônico/vulnerabilidade dos dados do SouGov;

3) Retirada da obrigatoriedade da presença dos técnicos de laboratório nas aulas práticas, que haja aumento de servidores em cada campus ou que tenha a possibilidade de técnicos substitutos, uma vez que as aulas práticas ficam inviabilizadas caso o técnico não esteja presente por qualquer motivo;

4) Falta de servidores: nutricionistas, psicólogos, engenheiros civis, técnicos em edificação para fiscalizar e auxiliar em reformas e reparos; assistentes de alunos; docentes, inclusive AEE;

5) Regulamentação da carga horária pós revogação da portaria 983;

6) Capacitação dos assistentes de alunos para lidar com o cotidiano escolar conflituoso;

7) Número reduzido do quadro de terceirizados da limpeza, que não conseguem dar conta da demanda do colégio;

8) Novos campi – expansão;

9) A próxima visita ser realizada num horário mais acessível. Sugestão: fim/início de turno;

10) Qual o prazo da conclusão das concessões de DE?;

11) Elaboração anual de listas de materiais e equipamentos para os laboratórios sem efetiva compra;

12) Posicionamento do colégio em relação a insalubridade de técnicos de laboratórios (parecer por escrito e baseado nas NR vigentes);

13) Processos de pedido de licença e afastamento sendo enviados para servidores que não os chefes diretos dos técnicos de laboratório, com opiniões destes sendo considerados para a concessão ou não. Solicitamos o cessar dessa prática;

14) Falta de isonomia entre os campi no trato com os técnicos de laboratórios e demais servidores TAEs;

15) PGD será implantado para os TAEs de todo o colégio? Caso sim, qual o prazo?;

16) Presença efetiva de representantes técnicos de laboratório nas decisões do colégio em relação a carreira e ao ambiente dos laboratórios;

17) Processo de licitação para contratação de empresa para manutenção de equipamentos de laboratório para todo o colégio, evitando gastos com compra de equipamentos que poderiam ser reparados;

18) Haverá chamada para programa de apoio às atividades de práticas laboratoriais de Ciências da Natureza esse ano? Caso sim, quando?;

19) Equipamentos específicos para bibliotecas como leitores de código de barras, impressora de etiquetas e configurações dentro do KOha;

20) Necessidade de manutenção e atualizações periódicas no software Koha (utilizado para gerenciamento de acervo das bibliotecas dos campi), inclusive integração com o SIAAC;

21) Implementação/criação de software para controle de acesso aos computadores da biblioteca. A informação que se tem é que a DTI estaria analisando, mas não temos conclusão sobre o estudo;

22) Criação de um sistema interno de acesso dos setores que lidam com estudantes cotidianamente para unificação e acesso às informações sobre o corpo discente;

23) Fortalecimento do setor de assistência estudantil com inclusão de servidores que pensem ações de qualidade de permanência e ações de promoção e prevenção;

23) Existe a possibilidade de convênio de plano de saúde coletivo para os servidores do colégio?

Esperamos a resposta objetiva aos questionamentos e demandas
Saudações

Núcleo de Base do Sindscope Campus Engenho Novo II.