Pela Vida das Mulheres, 8M ocupou a Rio Branco

GT Mulheres do Sindscope participou da preparação do ato com outras entidade do movimento 8M

A manifestação começou na av. Presidente Vargas, esquina com a Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro. Era ali também o ponto de encontro marcado pelo Grupo de Trabalho das Mulheres do Sindscope para reunir a comunidade escolar do Colégio Pedro II, com o objetivo de uma participação conjunta no ato.

As mulheres do Colégio Pedro II fizeram, então, uma coluna no ato, que atravessou toda a extensão da Rio Branco até a Cinelândia, onde o ato foi encerrado após as 20 horas.

Ao longo do ato, muitas referências à Palestina, pelo fim dos bombardeios desferidos diariamente por Israel e que já mataram mais de 30 mil pessoas na Faixa de Gaza, segundo dados do Ministério da Saúde palestino.

Servidoras e estudantes também estiveram presentes no ato – alguns levando às ruas também as pautas da Campanha Salarial. O Sindscope convocou assembleia geral da categoria no Colégio Pedro II para esta terça-feira, dia 12 de março, a partir das 18 horas, campus Tijuca II.

As Mães de Maguinhos e a luta pelo fim da impunidade e do que apontam como o genocídio da juventude negra também estiveram presentes na Marcha das Mulheres no Rio.

Os eixos defendidos no 8M este ano, decididos em uma plenária com dezenas de entidades do movimento social, sindicatos e partidos, são os seguintes:

– 8M nas ruas pela vida de todas as mulheres e a legalização do aborto;

– Chega de feminicídio, lesbocídio, capacitismo e transfeminicídio;

– Pelo fim do genocídio negro, indígena e palestino;

– Nenhuma anistia para os golpistas de ontem e de hoje;

– Democracia com justiça social e ambiental;

– Por emprego sem privatização, saúde e comida no prato;

– Por mais mulheres na política!

IMPRENSA SINDSCOPE

plugins premium WordPress
Rolar para cima