Pesquisa “Estamos Exaustas!” do GT Mulheres Sindscope – Resultados

Boletim com os resultados da pesquisa “Estamos Exaustas”, realizada pelo Grupo de Trabalho de Mulheres do Sindscope

O Grupo de Trabalho Mulheres do Sindscope lançou a Campanha “Estamos Exaustas!” no último trimestre de 2021. Publicando textos nos quais mulheres falavam sobre a exaustão na pandemia, período no qual a sobrecarga de trabalho e responsabilidades imputadas historicamente às mulheres se tornou gritante para boa parte da sociedade.

Outra ação da campanha foi o formulário de questões para as trabalhadoras do CPII, para que o GT Mulheres obtivesse dados concretos sobre o contexto social e as condições em que as servidoras do Colégio Pedro II desempenham suas funções profissionais e familiares. No questionário era possível também relatar de forma breve o cotidiano exaustivo dessas trabalhadoras durante o trabalho remoto.

Passado algum tempo da recolha desse material (houve férias, retorno presencial, fim do ano letivo, início de um novo), o GT Mulheres começa a dar tratamento quantitativo e qualitativo ao levantamento obtido para apresentar ao conjunto de servidores do Colégio, incluindo os gestores. O objetivo, segundo as idealizadoras da pesquisa, foi permitir que se pense e elabore de forma coletiva “políticas institucionais que favoreçam as servidoras e lhes permitam atuar em igualdade de condições com os colegas”.

Para visualizar o boletim da pesquisa “Estamos Exaustas” , basta clicar neste link AQUI.

Post Recentes