Plenária dos Núcleos de Base do Sindscope no CPII é nesta quarta (4), às 18h30

Indicativo de greve pelo cumprimento dos acordos pelo governo é o principal tema da reunião, que será online. Comando de Mobilização se reuniu na terça-feira (3), já com a notícia da aprovação do projeto do RSC/TAE na Câmara, e destacou urgência de uma luta ‘que é de toda a categoria’.

IMPRENSA SINDSCOPE 

O Sindscope realiza nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro de 2026, a partir das 18h30min, a primeira Plenária dos Núcleos de Base do ano. A reunião será online, por meio da plataforma Zoom, e terá como ponto central de debate a luta pelo cumprimento dos acordos de greve e o indicativo nacional de greve. 

Na terça-feira (3), ocorreu a reunião do Comando de Mobilização. Nela já se abordou a aprovação pela Câmara dos Deputados, às pressas naquele mesmo dia, do PL 6170/2025. O projeto trata RSC-TAE (Reconhecimento de Saberes e Competências) e traz pontos divergentes do que foi elaborado na comissão do Ministério da Educação. 

O governo trabalhou para que a proposta fosse levada a voto já na primeira semana da retomada dos trabalhos legislativos, junto com outros projetos relacionados aos serviços públicos e à Educação. Agiu, assim, para que não houvesse tempo para que se trabalhasse emendas na Câmara para modificar o projeto e restabelecer o que Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CNSC/MEC) havia traçado, após um longo período de reuniões, estudos e debates. O projeto agora foi remetido ao Senado Federal. Em breve o Sindscope e o Sinasefe vão disponibilizar mais detalhes do texto aprovado na Câmara e do desenrolar da tramitação no Senado. 

Todo esse cenário e desdobramentos dessa luta vão ser analisados na assembleia geral  que ocorrerá no dia 11 de fevereiro, às 18h30. A primeira assembleia do ano será presencial, no Teatro Mário Lago, no campus São Cristóvão II. Está sendo convocada pela diretoria do Sindscope com um alerta para a importância e a necessidade de uma participação em peso de servidoras e servidores técnicos e docentes do Colégio Pedro II.

Todos esses encontros integram a mobilização aprovada no Congresso Nacional da categoria, realizado pelo Sinasefe em dezembro passado, no Rio de Janeiro – justamente no Teatro Mário Lago. Na assembleia serão dados informes das reuniões no Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, a situação da tramitação do projeto do RSC-TAE no Congresso Nacional e dos demais pontos dos acordos de greve.

Após o debate, caberá aos participantes aprovar a posição dos servidores e servidoras do CPII em relação aos acordos e ao indicativo de greve. Assim como eleger a representação do Sindscope que participará da plenária nacional do Sinasefe, que ocorrerá no dia 27 de fevereiro e será presencial, em Brasília.

A reunião do Comando de Mobilização elaborou algumas propostas que serão encaminhadas à assembleia geral da categoria. Entre elas, destacou-se a importância de servidores técnicos e docentes caminharem juntos – qualquer divisão neste momento, foi alertado, só beneficiará a quem não quer que as conquistas obtidas com muita luta e unidade na greve da categoria sejam de fato implementadas.

IMPRENSA SINDSCOPE

| Outros Posts

Rolar para cima