Protestos e paralisações de 14 de junho: um dia de indignação no Pedro II e em Brasília

Expressiva adesão à paralisação e manifestações no Ocupa Brasília defenderam a Educação pública, a reversão dos cortes, o fim das privatizações e do congelamento salarial e repudiaram as políticas de Bolsonaro indissociáveis do desaparecimento de Bruno e Dom

Um dia para expressar a indignação de servidoras e servidores, em especial da Educação. Indignação com os cortes de verbas e com as ameaças à gratuidade do ensino público superior. Com o congelamento salarial em meio a uma inflação na casa dos dois dígitos, o aumento da fome e da pobreza, além do repúdio às retóricas e políticas do governo Bolsonaro, indissociáveis de casos como a ação criminosa contra o indigenista e servidor da Funai Bruno Araujo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

Assim foram as mobilizações de terça-feira, 14 de junho de 2022, que teve expressiva paralisação no Colégio Pedro II e manifestações na capital federal (Ocupa Brasília), da qual uma delegação do Sindscope participou.

Na assembleia no CPII, realizada no campus Centro, houve consenso sobre a necessidade de intensificar essa luta. É urgente pôr em marcha um processo de mobilização permanente, avaliaram servidoras e servidores, em defesa da Educação pública, dos serviços públicos, do respeito à revisão salarial e de combate ao governo Bolsonaro. Governo que, em final de mandato, tenta acelerar medidas  e projetos que retiram direitos, liquidam estatais, privatizam setores públicos e atacam o direito à vida e a dignidade humana.

A assembleia votou, por maioria, que não é o momento para entrar na greve nacional liderada pelo Sinasefe. E decidiu, por consenso, por uma nova paralisação de 24 horas, antes do recesso escolar, cuja data será definida a partir da articulação com outras entidades sindicais da Educação e dos serviços públicos – mobilizados em torno do fórum estadual e do Fonasefe (Fórum das entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais).

Assembleia realizada no campus Centro, no dia da paralisação