Sindscope cobra da Reitoria do CPII liberação do controle de ponto de servidores e servidoras EBTT

Ofício protocolado leva à Reitoria do Colégio Pedro II resolução da assembleia da categoria, que defendeu o cumprimento imediato deste item do acordo firmado com o governo ao término da greve e aprovou campanha com boicote ao controle de frequência.

A Diretoria do Sindscope protocolou na Reitoria do Colégio Pedro II ofício que exige o início imediato da liberação do controle de frequência dos servidores e servidoras da carreira EBTT, em isonomia com a carreira do Magistério Superior (MS). Veja aqui o Ofício.

Esta é uma das medidas previstas no termo de acordo de greve firmado com os Ministérios da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos e da Educação, ao término do movimento paredista. O ofício foi protocolado na segunda-feira, dia 19 de agosto de 2024.

O documento leva à administração central do CPII a resolução aprovada na assembleia geral da categoria, realizada no dia 14 de agosto. Informa ainda que a assembleia aprovou uma campanha pelo cumprimento deste item do acordo de greve, que inclui boicote ao controle de frequência.

A campanha de boicote ao ponto, pelo cumprimento do acordo de greve, começa na próxima semana. Isto no caso de a Reitoria não responder ao pedido apresentado de forma que contemple a reivindicação e o termo assinado com o governo federal.

O fim do controle de frequência está previsto na terceira cláusula do termo de Acordo assinado no dia 27 de junho de 2024, após 86 dias da greve nacional da categoria. A medida tem como parâmetro a isonomia com a carreira do magistério Superior – cuja não fixação de controle de frequência decorre das características do trabalho desenvolvido, que envolve ensino, pesquisa e extensão. Diz este trecho do documento assinado pelos Comandos da Greve na Educação Federal, entre eles o do Sinasefe:

“Clausula terceira – A reestruturação dos cargos se dará da seguinte maneira: (…)

c) A Liberação do controle da frequência para o Magistério do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT, será realizada através da alteração do Decreto no 1590, de 10 agosto de 1995, cuja tramitação será providenciada, imediatamente, após assinatura deste Termo de Acordo”.

Comando de Mobilização

A assembleia realizada este mês pelo Sindscope, por videoconferência, também aprovou a transformação do Comando de Greve, que atuou durante o movimento paredista no CPII, em Comando de Mobilização. Todos os servidores e servidoras – técnicos e docentes – que integravam o Comando de Greve passam a fazer parte do de Mobilização. Quem não o integra e desejar ingressar neste fórum de atuação do sindicato, porém, deverá apresentar o seu nome nas assembleias gerais da categoria.

Mais sobre essa luta
50 dias das assinaturas dos Termos de Acordo da greve 2024

Acessar os termos de Acordos assinados na greve pelo Sinasefe:

Greve 2024 suspensa: SINASEFE assina acordos e categoria retoma atividades até 03/07