Assembleia será no dia 11 de fevereiro, no Teatro Mário Lago, a partir das 18h30min; Análise de Conjuntura, Proposta de paralisação e ConSindscope também estão na pauta.
IMPRENSA SINDSCOPE
A diretoria do Sindscope convoca assembleia geral para o dia 11 de fevereiro de 2026, uma quarta-feira, a partir das 18h30min, para analisar e deliberar sobre o indicativo de greve aprovado no 37o Congresso Nacional da categoria (ConSinasefe), realizado no Rio de Janeiro em dezembro. A primeira assembleia do ano dos servidores e servidoras do Colégio Pedro II será presencial, no Teatro Mário Lago, no campus São Cristóvão II.
A assembleia também elegerá a representação que participará da 207a Plenária do Sinasefe, quando estará em pauta justamente a proposta de greve. O indicativo foi aprovado em decorrência do não cumprimento por parte do governo federal dos acordos de greve firmados em 2024.
Antecede a assembleia outras duas reuniões, estas por vídeo e ambas tendo como pauta central a luta pelo cumprimento dos acordos pelo governo Lula e o indicativo nacional de greve. No dia 3 de fevereiro, terça-feira, a partir das 18h30, o objetivo será iniciar as atividades em 2026 do Comando Geral de Mobilização. No dia seguinte, 4 de fevereiro, também online e às 18h30min, acontece a Plenária dos Núcleos de Base.
A diretoria do Sindscope observa que uma boa participação nestas duas atividades tende a contribuir muito para que a assembleia geral, no dia 11, possa debater com tranquilidade e consistência os temas pautados e definir as posições da categoria a serem levadas à Plena do Sinasefe.
A pauta completa da assembleia é a seguinte:
1) Informes
2) Análise de conjuntura
3) Encaminhamentos do 37o Consinasefe: indicativo de greve para 2026
4) Proposta de paralisação para 03 de março de 2026
5) Eleição delegada(o) para a 207o Plenária do Sinasefe
6) 11o Considscope: temário e regimento interno
Haverá um espaço recreativo para crianças de até 12 anos que estejam sob responsabilidade de servidoras ou servidores que desejem participar. Mensagem informando nome e idade das crianças deve ser enviada, até as 17 horas do dia 10 de fevereiro de 2026, para o endereço eletrônico da Secretaria do Sindicato – sindscope@yahoo.com.br.
Acordos não cumpridos
Em meio a uma série de itens desrespeitados, o envio do projeto de RSC-TAE para o Congresso Nacional levou à decisão consensual no ConSinasefe, fórum nacional máximo da organização sindical da categoria, de indicar a construção da greve.
A proposta do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos ignora o trabalho apresentado pela Comissão de Supervisão Nacional da Carreira (CNSC/MEC) e inviabiliza o acesso da maior parte dos técnicos e técnicas ao Reconhecimento de Saberes e Competências.
Nos últimos dez dias, o assunto foi a pauta central de duas reuniões da comissão e do Sinasefe com o Ministério da Gestão. O governo apresentou alguns recuos, mas manteve outras restrições que seguem sendo contestadas. Há ainda a preocupação de que o projeto venha a ser votado de forma sumária na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, cujos recessos legislativos terminam no dia 4 de fevereiro.
Os resultados desses dois encontros foram relatados e debatidos em uma reunião ampliada online e uma live, atividades realizadas pelo Sindscope logo após os encontros no MGI.
Vídeo com a live do Sindscope que tratou do resultado das reuniões no MGI – acessar aqui
A assembleia é parte dessa luta para interferir nesse processo , a categoria decidirá sobre como é a melhor forma de fazer isso nesse momento e a posição dos servidores e servidoras do Colégio Pedro II será levada à Plenária do Sinasefe.
IMPRENSA SINDSCOPE
