Sindscope marca presença no 36º Congresso do Sinasefe

O 36º Congresso Nacional do Sinasefe começou nesta quinta-feira (05/09) em Brasília, no Complexo 21, e segue até o dia 8 de setembro de 2024. Com o tema “Fortalecer o Sinasefe para Enfrentar a Precarização da Educação Pública e a Política Neoliberal”, o evento reúne trabalhadores de todo o Brasil num momento crucial para a defesa do ensino público. Este congresso tem caráter eleitoral e definirá a nova diretoria do Sindicato Nacional, além das composições dos Conselhos Fiscal e de Ética para o biênio 2024-2026.

Reafirmando seu compromisso com a luta pela educação pública de qualidade e pelos direitos das e dos servidores, o Sindscope está representado por uma delegação composta por 27 delegadas e delegados e 29 observadoras e observadores.

A primeira atividade do Consinasefe foi o Ato Unificado da Educação Federal, realizado na manhã desta quinta-feira (5) nas imediações do bloco C da Esplanada dos Ministérios. Na ocasião, Albano Teixeira, da diretoria do Sindscope, destacou a importância de se cobrar o cumprimento do acordo firmado com o governo federal, que pôs fim à greve nacional há 60 dias. Teixeira lembrou que após meses de espera pelo cumprimento da revogação do ponto eletrônico para docentes, no dia 26 de agosto, o sindicato iniciou uma campanha de boicote ao ponto: “Nós entendemos que o acordo foi assinado pelo governo e o governo tem que cumprir com a sua palavra. O acordo é politico e está acima de qualquer outra questão”, afirmou Albano.

O ato unificado foi organizado por Andes-SN, Fasubra e SINASEFE, que demandam a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) e rejeitam cortes e bloqueios orçamentários que afetam diretamente as instituições públicas de ensino.

O 36° Consinasefe promete ser um marco na resistência contra as políticas neoliberais que ameaçam a educação pública, além de fortalecer as bases sindicais para os próximos desafios. A expectativa é que, ao longo dos quatro dias de debates e decisões, os participantes saiam ainda mais unidos em prol da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Fotos: Imprensa Sinasefe