Nota do Comando de Greve sobre a portaria 616/2024 – CPII

Recebemos como uma vitória da Comunidade Escolar o conteúdo da portaria 616/2024, expedida no dia de ontem, 29/04/2024, pela Reitoria do Colégio. Ela representa os interesses de quem possui compromisso e, acima de tudo, respondabilidade para com a educação pública, gratuita e de qualidade para TODOS e TODAS.

É possível observar, nos diversos “considerandos” do documento, a utilização de uma série de fundamentos já apresentados pelo movimento paredista, familiares e estudantes que apoiam a nossa luta, em prol da preservação da isonomia para trabalhadoras, trabalhadores, familiares e estudantes.

Tais fundamentos dizem respeito à reposição do trabalho paralisado em razão da greve, bem como à garantia da qualidade das ações pedagógicas, com destaque para a “indissociabilidade da atuação de servidores técnico-administrativos e docentes, na execução plena das atividades pedagógicas”. Importante dizer que esta medida da reitora chega com certo atraso, pois havia decisão já tomada pelo Conselho Superior (CONSUP) que, ao longo de duas sessões, com muitos debates e esclarecimentos sobre eventuais consequências, deliberou pela suspensão do calendário em 15/04.

O CONSUP – instância deliberativa máxima que possui representação de todos os segmentos da comunidade escolar – votou pela suspensão do calendário acadêmico, certo de que não estava ferindo qualquer legalidade, como também estava certo de que não trazia nenhum comprometimento para os contratos que a escola possui. Assim já foi procedido pelo IFRJ, por exemplo, aqui em nosso estado, similar ao ocorrido em tantos outros institutos e universidades federais.

Por fim, gostaríamos de saudar a posição tomada pela Reitoria neste momento, ao se colocar no lado certo da história, o lado do diálogo com os setores da comunidade escolar que lutam, todos os dias, para que essa escola siga viva e sendo referência em educação pública de qualidade.

VIVA A NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR!
VIVA A DEMOCRACIA!
VIVA O COLÉGIO PEDRO II!