Codir se posiciona pela suspensão do Calendário Escolar durante a greve no CPII

Posicionamento do Colégio de Dirigentes será levado à reunião do Consup desta segunda (15), às 9h; Comando de Greve do Sindscope convida a categoria a acompanhar a sessão na Reitoria.

Reunião do Codir, o Colégio de Dirigentes do CPII, decidiu por se posicionar favoravelmente à suspensão do Calendário Escolar de 2024 em razão da greve de servidores técnicos e técnicas e docentes.

O posicionamento reflete a forte adesão à greve da categoria, iniciada no dia 3 de abril, e a constatação de que a suspensão é uma medida adequada para dar segurança a quem estuda e trabalha no Colégio Pedro II.

A mensagem do Codir pela suspensão do Calendário Escolar será levada à sessão do Conselho Superior (Consup) do Colégio Pedro II, marcada para acontecer na segunda-feira, dia 15 de abril de 2024, a partir das 9 horas, no andar térreo da Reitoria, em São Cristóvão.

O Comando de Greve do CPII está convidando a categoria, assim como a comunidade escolar, a comparecer à sessão do Consup nesta segunda para acompanhar o debate e votação sobre o Calendário de 2024.

A decisão do Codir ocorre ao mesmo tempo em que vão sendo derrubados argumentos revelados falsos sobre os impactos da possível suspensão do Calendário. Entre eles, os de que trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas seriam dispensados ou contratos rescindidos. Concomitantemente, ganhou força as argumentações favoráveis à suspensão. Medida associada a ato responsável que afasta assimetrias entre campi e turmas, assim como incertezas e riscos pedagógicos. Por outro lado, permite mais segurança a estudantes, servidores e servidoras e pais, mães e responsáveis.

Cada vez mais setores da comunidade escolar constatam que com a suspensão ganha-se a certeza de que a greve não impedirá o posterior e adequado oferecimento dos conteúdos pedagógicos e avaliações, a partir de um acordo de reposição a ser firmado entre a Reitoria e o Sindicato.

Conselho Superior

A reunião do Consup para essa segunda-feira foi definida na sessão anterior, que, na qual a maioria dos conselheiros e conselheiras adiou a decisão sobre o Calendário Escolar. O placar foi de 11 votos pelo adiamento da votação contra 6 por se deliberar naquele momento suspendê-lo ou não.

O Codir é um órgão de assessoramento consultivo da Reitoria. Presidido pela reitora, reúne as pró-reitorias, as diretoras e diretores gerais dos campi e a coordenadora Setorial do Centro de Referência em Educação Infantil.

O Comando de Greve e a Diretoria do Sindscope reforçam o chamado para a reunião do Conselho Superior da escola: “A gente se encontra no Consup nesta segunda”, convidam.