Consup aprova por ampla maioria a suspensão do calendário Escolar

Mobilização que reuniu servidores, estudantes e responsáveis – sob o convite “A gente se encontra no Consup” – defendeu que a medida permite as melhores condições pedagógicas para o posterior retorno da escola às atividades interrompidas no período da greve, que tem forte adesão da categoria

Servidores e estudantes ouviram o chamado do Comando de Greve e da Diretoria do Sindscope para estarem presentes ao Conselho Superior (Consup) e lotaram o plenária da reunião, que ocorreu no prédio da Reitoria na manhã desta segunda-feira, dia 15 de abril, e tinha como ponto de pauta a suspensão do Calendário Escolar de 2024.

Por 15 votos favoráveis, somente 1 contrário e 3 abstenções, o Consup aprovou a suspensão enquanto durar o movimento de greve de servidores técnicos e técnicas e docentes da instituição.

Em reunião extraordinária ocorrida na semana passada, o Colégio de Dirigentes do CPII (Codir) já havia decidido por se posicionar favoravelmente à suspensão do Calendário Escolar de 2024. Este posicionamento foi levado à sessão do Consup de hoje (15) e reflete a forte adesão à greve da categoria, iniciada no dia 3 de abril, e a constatação de que a suspensão é uma medida adequada para dar segurança a quem estuda e trabalha no Colégio Pedro II. O entendimento da maioria dos conselheiros também foi este, o que se observou nas falas que defenderam a suspensão.

No início da sessão, o Comando de Greve do CPII expôs os motivos pelos quais o calendário escolar deveria ser suspenso, explicando que a adesão à greve é total, com todos os campi com aulas suspensas e funcionamento somente, como previsto em lei, dos serviços essenciais.

Em seguida, Bruno Moreno, da assessoria jurídica do Sindscope, falando a respeito dos contratos, esclareceu que não há impeditivo legal para que se mantenham os postos de trabalho dos terceirizados e os outros contratos em vigência, mesmo que em período de greve: “A questão é muito mais política e organizativa, do ponto de vista institucional, do que propriamente uma questão jurídica. As questões jurídicas são facilmente contornáveis através de negociações, conversas.”

O Comando de greve do Colégio Pedro II se reúne na tarde desta segunda (15) para avaliar, debater e deliberar sobre encaminhamentos e atividades referentes ao movimento paredista no Colégio Pedro II.
Também nesta semana haverá caravana a Brasília, com atos no dia 17, para pressionar o governo a ceder e permitir avanços nas negociações. A próxima assembleia geral da categoria está marcada para o dia 24 de abril, no auditório do campus Tijuca II.

Confira aqui a agenda da greve desta semana: https://sindscope.org.br/lutas/agenda-da-greve-16-a-19-de-abril/