Grito dos Excluídos vai às ruas no 7 de setembro com reflexão sobre ausência de direitos: “Você tem fome e sede de quê?”

No Rio, a concentração para a tradicional manifestação dos movimentos sociais está marcada para começar às 9h, na esquina da Presidente Vargas com a Uruguaiana

Movimentos populares, sindicais, estudantis e políticos vão participar dos tradicionais atos do 29º Grito dos Excluídos, neste 7 de setembro de 2023. As entidades sindicais do funcionalismo também estão convocando os atos.

No Rio, a manifestação está marcada para começar às 9 horas da manhã, no Centro da cidade, na esquina da avenida Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana. A previsão dos organizadores é que ao menos 80 atos aconteçam nas cinco regiões do país.

O lema dos atos desta quinta-feira (7) é “Você tem Fome e Sede de quê?”, abordando tanto a falta de acesso à alimentação e ao saneamento por parcela expressiva da população brasileira, como abrindo uma reflexão sobre uma sociedade em que milhões vivem sem direitos básicos.

No Brasil, 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto. Falta água potável para 35 milhões, segundo dados são de um relatório de março deste ano, feito com base nos indicadores de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

Já um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado em junho último, revelou que o Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias – e 70,3 milhões vivem em insegurança alimentar, isto é, não sabem se poderão fazer as três refeições diárias.

O Grito dos Excluídos acontece no Brasil desde 1995, puxado por movimentos populares, que saem às ruas no feriado da Independência para reivindicar políticas públicas, trabalho, renda, moradia, reforma agrária, educação, saúde, liberdades democráticas e o próprio direito à vida.

O lema deste ano também abre espaço para discussões sobre as diversas formas de exclusão e opressão vivenciadas pela população, seja na esfera econômica, social, racial e de gênero, entre outras.