No Rio e Brasília, atos levam greves às ruas nesta quarta (17); governo promete resposta na negociação de sexta

Caravana do Sindscope leva delegação da greve do Colégio Pedro II a Brasília, para jornada de mobilizações unificada do funcionalismo, que também terá ato no Museu da República no Rio; servidores e servidoras lotaram audiência pública na Câmara, que teve representantes do governo Lula, que prometeu uma resposta sobre a reestruturação do PCCTAE

Por mais investimentos na Cultura, Saúde e Educação e reestruturação das carreiras do funcionalismo, servidores e servidoras destas três áreas fazem uma manifestação nesta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024, a partir das 10 horas, em frente ao Museu da República, no Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A manifestação integra o calendário de atividades da greve do Colégio Pedro II, iniciada no dia 3 de abril, e demais instituições federais de ensino.

É parte ainda da jornada de mobilizações do funcionalismo federal, que promove uma jornada de mobilizações e luta esta semana, com atividades em Brasília.

A jornada inclui uma audiência pública sobre as greves e as pautas da Educação federal, realizada na tarde desta terça-feira (16), que lotou o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Já na quarta-feira (17), haverá uma marcha na Esplanada dos Ministérios, cuja concentração começará pela manhã, na Catedral de Brasília.

A greve do Colégio Pedro II vai também às manifestações na capital federal: um ônibus contratado pelo Sindscope partiu nesta terça-feira (16) do Rio e está levando a caravana com servidores e servidoras do CPII a Brasília – 40 pessoas participam da delegação, que terá na agenda ainda atividades específicas do setor.

Negociações

Também para esta semana está prevista mais uma rodada de negociação com o governo federal, na mesa específica e temporária da Educação federal, que trata da reestruturação das carreiras.

Na audiência pública desta terça-feira (16) na Câmara, o representante do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, secretário José Celso Cardoso Jr., disse que o governo apresentará uma resposta à proposta de reestruturação da carreira dos técnicos e técnicas (PCCTAE) nesta próxima reunião.

Chegou a declarar que será uma proposta capaz de atender em boa parte às reivindicações dos servidores técnicos e técnicas nesta área, num esforço do governo para pôr fim à greve, disse.

No Rio e Brasília, atos dos servidores levam greves às ruas; governo promete resposta na negociação de sexta

Negociações

A declaração, no que pese prometer algo muito aguardado em face da falta de respostas do governo em meses de negociação, teve como resposta a defesa da unidade do movimento e da autonomia das assembleias das categorias para avaliar o que venha a ser apresentado.

A exposição do representante do governo surpreendeu e, seja qual for o teor da resposta, aparenta refletir o impacto e a força do movimento, que vai prosseguir e deverá dar uma demonstração de unidade nesta semana com as atividades em Brasília.

Dirigentes sindicais ressaltaram que, qualquer que seja a resposta do governo, ela será levada aos fóruns nacionais da categoria e às assembleias nos sindicatos de base, a quem cabe decidir sobre os rumos do movimento grevista, que envolve toda a categoria – servidores técnicos e docentes.

Ao longo da audiência, tanto servidores quanto parlamentares ressaltaram a importância do movimento e a necessidade de fortalecê-lo para fazer as negociações avançarem.

Post Recentes