Seminário nesta sexta (28) debate próxima Campanha Salarial nos serviços públicos federais

Sindscope participa da construção desta luta; seminário ocorrerá nesta sexta (28) e sábado (29), com possibilidade de participar por vídeo

IMPRENSA SINDSCOPE

Há um processo de negociação instalado em Brasília reunindo representantes do funcionalismo público e do governo federal, algo eliminado do cenário político brasileiro nas gestões de Bolsonaro e Temer. 

As mesas de negociação, porém, estão longe de garantir bons resultados – as políticas a serem adotadas para o setor e os recursos a serem usados para isso são sempre alvos de disputas.

É para preparar e avaliar os passos a serem dados nesta disputa que entidades sindicais da categoria vão realizar o primeiro seminário nacional sobre a próxima campanha salarial.

A atividade ocorrerá nesta sexta (28) e no sábado (29). Está sendo organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, do qual o Sinasefe, que integra a coordenação desta frente, e o Sindscope participam. O seminário ocorrerá presencialmente, em Brasília, e simultaneamente por videoconferência.

O Sindscope reitera o convite para as servidoras e servidores do Colégio Pedro II participarem – as inscrições podem ser feitas diretamente no Fonasefe, por meio de formulário digital, que pode ser acessado por aqui: https://docs.google.com/forms/d/174q1w2hKCo2oYKrJRJbOY6BSmZJiDfYRCV9uTQ0QRiE/edit.

Esta será a primeira atividade ampliada e de fôlego após as entidades sindicais firmarem o termo de acordo com o governo Lula sobre a recomposição, emergencial e parcial, dos salários dos servidores do Poder Executivo – cujo projeto orçamentário foi aprovado no Congresso Nacional no dia 26 de abril de 2023.

Temas do Seminário

Debates sobre a conjuntura, orçamento e as implicações para futuros reajustes e serviços públicos do arcabouço fiscal, que o governo tenta aprovar no Congresso Nacional, serão alguns dos assuntos a serem tratados. O seminário também vai se debruçar sobre a organização da próxima jornada de luta pela recomposição das perdas salariais acumuladas.


A programação do seminário é a seguinte:

28/4 (sexta-feira)

9h às 9h30 – Abertura

9h30 às 12h – Arcabouço fiscal: Maria Lucia Fattorelli / Max Leno (Dieese)

14h às 15h30 – Ciclo orçamentário: PPA/LDO/LOA: Max Leno (Dieese) e Vladimir Nepomuceno

16h às 17h – Regulamentação da Convenção 151 da OIT: Centrais Sindicais (CUT, CSP-Conlutas, CTB)

17h às 19h – Conjuntura: Centrais Sindicais (CUT, CSP-Conlutas, CTB)

29/4 (sábado)

9h às 13h – Encaminhamentos: estratégia de mobilização / plano de lutas

IMPRENSA SINDSCOPE

Post Recentes
plugins premium WordPress
Rolar para cima