Consup repudia ações que incitam ‘ódio e violência’ contra servidores e servidoras do CPII

Moção foi aprovada na reunião do Conselho Superior e decorre da atuação de grupos minoritários reacionários que defendem posições que, na prática, contribuem com as políticas de destruição da educação pública, gratuita e de qualidade

Conselheiras e conselheiros do Conselho Superior do Colégio Pedro II aprovaram, sem votos contra e com apenas uma abstenção, uma enfática manifestação contra os sucessivos ataques que setores reacionários seguem promovendo contra trabalhadoras e trabalhadores do Colégio Pedro II.

Utilizando-se dos piores métodos da extrema-direita, atuam pela destruição de direitos sociais, como a educação pública, gratuita e de qualidade para todo o povo brasileiro.

São ataques que precarizam o trabalho produzido de servidores e servidoras e podem levar ao adoecimento, em razão das exposições em tempos de linchamentos virtuais.

Certos que tais setores representam a minoria da comunidade escolar, seguimos promovendo a educação que sonhamos para os filhos e filhas da classe trabalhadora: uma educação capaz, não só de compreender, mas de criticar os valores do capital: egoísmo, ultraindividualismo, racismo, lgbt+fobia, machismo, capacitismo e tudo o mais que afeta e degrada a dignidade humana!

******

A seguir, a íntegra da moção aprovada no Consup:

Moção de Repúdio aprovada na 269a Reunião Extraordinária do Conselho Superior do Colégio Pedro II

O Conselho Superior (CONSUP) repudia toda e qualquer ação que incite o ódio e a violência, especialmente dentro dos espaços de participação política da escola. O CONSUP foi surpreendido quando teve conhecimento de que vídeos e imagens registrados em reuniões extraordinárias foram utilizados, de forma editada, para a produção de materiais que difundem mentiras para a comunidade escolar além de atacarem e difamarem servidores e servidoras públicas. Tal conduta fere os princípios democráticos que fundamentam a educação pública. Reforçamos, nesse sentido, nosso comprometimento com a verdade e com o combate a ataques contra servidores do Colégio e contra este Conselho.

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024.

Conselho Superior do Colégio Pedro II

*Esta moção também pode ser acessada no link oficial do CPII: https://cp2.g12.br/legislacao/117-org%C3%A3os-colegiados/12360-mo%C3%A7%C3%A3o-consup.html

**O texto de apresentação da moção foi produzido pelo Comando de Greve no CPII e editado e revisado pela Imprensa do Sindscope.

Foto: apresentação da moção pela Conselheira Priscila Bastos durante a sessão do Conselho Superior de 25 de abril de 2024 (Rejane Nogueira/Imprensa Sindscope)