Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Neste Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de Julho, não há como deixar de reverenciar as que lutam, dia após dia, para construir uma sociedade justa e sem preconceitos.

É preciso também lembrar que, apesar de corresponder a pelo menos 53% dos brasileiros, a população negra ainda luta para eliminar desigualdades, discriminações e outras violências.

Mesmo sendo a maioria, está sub-representada no Legislativo, Executivo, Judiciário, na mídia e em outras esferas. O abismo é ainda maior quando se refere ao gênero.

Em 1992, por iniciativa de coletivos de mulheres negras, ocorreu o I Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas. Gerou frutos e a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

No Brasil, o 25 de julho é dedicado à líder quilombola Tereza de Benguela: mulher negra e símbolo da resistência à escravidão. Líder quilombola no século 18, tornou-se rainha do quilombo com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo. Sob a sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas. Sobreviveu até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população de 79 negros e 30 índios, morta ou aprisionada.

📍 No Rio, a data será levada às ruas no dia 31 de julho: a concentração para a Marcha das Mulheres Negras começa às 10 horas da manhã, no Posto 4 de Copacabana!

Para ler os depoimentos de servidoras do Colégio Pedro II, clique AQUI.

Post Recentes
plugins premium WordPress
Rolar para cima