Marli Azevedo, servidora do CPII e militante do movimento negro, receberá homenagem em ‘Pretagonismos’

Servidora do CPII está entre as homenageadas da segunda edição do “Pretagonismos – pela Valorização dos Saberes Tradicionais”, nesta terça (19), na Câmara de Vereadores do Rio

Militante do Núcleo de Negras e Negros do Sindscope, a servidora do Colégio Pedro II Marli de Azevedo está entre as homenageadas da segunda edição do “Pretagonismos – pela Valorização dos Saberes Tradicionais”.

Será nesta terça-feira, dia 19 de março de 2024, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na Cinelândia, a partir das 9h30min.

O objetivo declarado do evento – organizado pelo mandato do vereador Edson Santos em parceria com o “Avança Nega” – “é reafirmar e reforçar o protagonismo preto na sociedade, por meio da atuação de diferentes personagens que militam contra o preconceito e o racismo em suas atividades”.

A lista dos homenageados conta com 84 nomes, de diferentes áreas profissionais e de atuação, que receberão Moções de Reconhecimento e Louvor “em razão de sua atuação nos segmentos que representam”.

De origem africana, explicam os organizadores, a palavra “griô” se refere a pessoas que desempenham papel importante como contadores de histórias, guardiões da tradição oral e transmissores de conhecimento cultural.

Nascida na Diáspora Brasileira, na metade do Século XX, Marli milita no movimento negro desde 1977. Em 1995, recuperou a identidade Cultura Ancestral de Iyá Marli Ogum Méjire – mesmo ano em que ingressou como docente no Colégio Pedro II, onde, costuma dizer, junto com outras negras e negros, luta contra o recismo e o “Pacto da Branquitude” no ambiente escolar. Hoje, Iyá Marli, como é reconhecida, pauta a sua atuação pela Equidade Social como princípio do CPII por um “Projeto Político Pedagógico Antirracista”.

Imagem: reprodução cartaz de divulgação